

Muito mais do que o Festival da Canção – que este ano, na minha opinião, foi fraquinho – a Eurovisão deixa-me muito empolgada.
De há uns anos para cá, acompanho avidamente o concurso, e a verdade é que ainda hoje oiço músicas da Eurovisão de há duas ou três edições atrás. Os diversos países levam músicas muito, muito boas à competição.
Em Portugal, tem-se perdido o interesse pela Eurovisão – aliás, em 2016, nem sequer participámos, o que eu acho espantoso. Há muito tempo que Portugal deixou de se interessar pelo concurso. No entanto, como ganhámos em 2017, andamos todos com a febre da Eurovisão outra vez. Esperemos que não desvaneça daqui a uns tempos…
Bem, como eu me interesso muito pela competição, queria partilhar convosco as minhas canções favoritas deste ano. Vamos lá!
ALEMANHA
Esta é, provavelmente, a minha preferida de todas. É uma daquelas baladas meio tristes que até fazem apertar o coração, e já está na minha playlist porque é mesmo o meu tipo de canção ♡
NORUEGA
Um conceito interessante: uma canção sobre como escrever uma canção. Além de ser algo inovador, o vídeo está giríssimo. As animações e a dança dão-lhe um toque leve e alegre e, conjungado com a música, transmite mesmo felicidade. Eu fiquei logo de bom humor! 😄
IRLANDA
Mais uma balada lindíssima que, pelo menos a mim, me aquece o coração. O intérprete ficou conhecido depois da sua participação do The Voice, e também no Britain’s Got Talent e já lançou um álbum. Obviamente, fui cuscar as músicas, e agora estou viciada… típico hahaha
ÁUSTRIA
Esta canção é bem capaz de ficar no top 5 deste ano. O intérprete tem uma voz poderosa, e a música fica no ouvido. Pelos comentários no vídeo, muitos consideram que esta poderá ser a canção vencedora. Vamos ver!
PORTUGAL
Que raio de patriota seria eu se não incluísse a nossa? Confesso que ainda não estou completamente rendida à canção, mas até gosto, e às vezes dou por mim a cantarolá-la cá por casa.
GEÓRGIA
Já deu para perceber que gosto de baladas, não deu? Eu não percebo nada do que estes senhores dizem, mas a verdade é que a música me emociona. Acho que deve ter sido assim que toda a gente lá fora se sentiu ao ouvir o Salvador em 2017…
REPÚBLICA CHECA
Normalmente não sou muito destas músicas comerciais que podiam passar na Zara (#hipster), mas esta ficou-me no ouvido. O rapaz não tem propriamente a melhor voz de sempre, mas a música é catchy, e ele é giro que se farta 😉
ISLÂNDIA
Yet another ballad… O intérprete tem um vozeirão, por mim ficava no top 5! ♡
ESPANHA
Uma balada??? Cantada por um casal??? Uma benção enviada desde Espanha, adoro esta música!! Que coisa mais adorável 😍
ISRAEL
Israel é sempre um dos países com as minhas canções preferidas. Em 2015 e 2016, as canções que levaram à competição foram um espectáculo, e este ano voltam a arrasar – embora de forma diferente. Gosto desta canção mais pela mensagem, não tanto pelo ritmo ou pela voz da intérprete – que são também uma categoria! É a típica empowering song, e às vezes sabe bem um boost de confiança ♀
ITÁLIA
Novamente, uma canção que marca pela mensagem: ‘não’ à guerra, ‘não’ ao terrorismo. Aconselho a leitura da letra da canção, para terem uma ideia do que a dupla refere. O vídeo é poderosíssimo, de certeza que esta canção ficará bem colocada.
MACEDÓNIA
Mais uma música daquelas que passam na Zara, mas esta tem aqui qualquer coisa de diferente. Às vezes até parece meio reggae, gostei muito da melodia, e das suas variações.
DINAMARCA
Por último, outra canção com um conceito diferente. Desta vez, sobre um viking chamado Magnus Erlendsson, que viveu no séc. XI e se recusou a perpetrar actos violentos. O intérprete é perfeito para o papel, já que não só é escandinavo, como tem totalmente ar de viking. Além de tudo isto, não canta nada mal, e a música tem força.
············
E são estas as minhas canções preferidas deste ano. Agora é rezar para que Portugal ganhe outra vez – mas olhem que a concorrência está forte, vamos ver!
Digam-me nos comentários as vossas favoritas, e já agora se acham que ganhamos duas vezes seguidas!