De há uns tempos para cá, tenho adquirido um gosto especial pela cozinha – mais especificamente, por fazer doces. Não é algo que faça com muita frequência, mas de vez em quando dá-me para isso, e aconteceu esta semana.
Sabem quando abrem o frigorífico e reparam que algo está perto da data de fim de validade? Pois, foi o que aconteceu neste dia. Reparei que os iogurtes estavam prestes a ficar incomestíveis e, de imediato, surgiu uma enorme vontade de os usar para fazer um bolo. E, claro, aproveitei logo para tirar fotografias e partilhar convosco a receita 😛
Este é dos bolos mais fáceis de fazer – é só misturar tudo numa taça. Além disso, é feito com ingredientes que, regra geral, todos temos em casa – e se não os tivermos, com certeza que conseguimos arranjar uma alternativa. Costumo fazer muitas vezes, mas hoje improvisei e alterei algumas coisas na receita que costumo fazer.

INGREDIENTES
– 350gr de farinha
– 300gr de açúcar (eu só pus 250gr porque ia também adicionar uma banana)
– 4 colheres de sopa de óleo (se usarem óleo de côco, reduzam um pouco a quantidade de açúcar)
– 2 iogurtes, naturais ou com aroma
– 5 ovos (usei 3 grandes e 1 médio, que é mais ou menos a mesma quantidade)
– 1 colher de chá de fermento – se usarem farinha com fermento, ponham meia colher ou menos, apenas para terem a certeza de que o bolo cresce
– 1 ou 2 cascas de limão (assim não fica enjoativo)
– margarina para untar a forma do bolo
– pitada de sal
– canela (a gosto)

1. Primeiro, unta-se a forma do bolo e põe-se o forno a pré-aquecer a 180ºC

2. De seguida, juntam-se todos os ingredientes, menos a farinha e a banana, numa taça. Mistura-se tudo com a batedeira. Costumo usar açúcar branco, mas desta vez optei por amarelo, já que dizem ser menos nocivo, e reduzi a quantidade, porque a banana tem imenso açúcar.




