A receita de hoje é uma versão saudável de um grande guilty pleasure – as panquecas. Parecendo que não, as panquecas tradicionais têm montes de açúcar, e montes de calorias. A partir desta receita da Cristina Ferreira, criei uma versão de panquecas saudáveis, ao meu gosto e com os ingredientes que tinha disponíveis.

INGREDIENTES
– 1 banana
– sementes à escolha
– 2 ovos
– 150ml de bebida de arroz (podem também usar leite de vaca, amêndoa, soja, etc)
– c. 1 ½ copo de farinha de aveia
– ½ colher de chá de fermento
– margarina para engordurar a frigideira
PREPARAÇÃO

1. Comecei por moer flocos de aveia para fazer a farinha, para depois ser só adicionar à massa. Eu tenho preferência pela farinha de aveia (noto que as panquecas não ficam coladas à frigideira), mas podem utilizar qualquer tipo de farinha. Acabei por moer cerca de 2 copos.

2. De seguida, esmaguei a banana com um garfo. Não esmago ao ponto de ficar quase líquida, até porque gosto que as panquecas tenham alguma consistência. Eu não adicionei açúcar a esta receita, já que a banana tem bastante açúcar por si só. No entanto, quem gostar das panquecas doces talvez precise de adicionar uma ou duas colheres de açúcar, porque elas não ficam doces apenas com a banana.


3. No mesmo recipiente, adicionei os ovos, a bebida de arroz e o fermento. O fermento é opcional, mas eu ponho sempre um pouco para as panquecas ficarem leves e fofinhas.
Adicionei as sementes à mistura nesta altura, quando está mais líquida, para poderem inchar – sementes de chia podem causar asfixia se este passo for ignorado. As sementes são opcionais, claro, mas costumo adicioná-las a muitos snacks porque são nutritivas – e nem se dá por elas ao comer!

- Por último, adicionei a farinha, pouco a pouco, até obter a consistência que pretendia. A massa das panquecas é sempre feita a gosto, vamos experimentando até perceber qual a consistência que faz as panquecas perfeitas para nós.

A massa ficou com este aspecto – não é homogénea, até porque contém as sementes e, provavelmente, flocos de aveia que não foram triturados. Eu não utilizei a massa toda de uma vez, até porque ia fazer panquecas só para uma pessoa. Pode guardar-se no frigorífico, tapando o recipiente, mas não aconselho a consumir caso deixem passar mais de 2-3 dias.

Quanto à cozedura, eu costumo deixá-las a cozinhar na frigideira (pouco engordurada) até ficarem com estes furinhos. Quando estão cheias de furos, viro-as com uma espátula. Não costumo demorar mais de 2 ou 3 minutos com cada panqueca – mas isso depende também da intensidade do lume, claro.

Et voilà! Gosto sempre de acompanhar as panquecas com fruta e, às vezes, com iogurte grego. Claro que, sendo a altura da Páscoa, eu tinha de estragar a dieta com uma colher de Nutella, não é? Mas não faz mal, porque temos fruta e um cházinho de menta e especiarias para desintoxicar hehehe
Espero que gostem, eu achei-as deliciosas!
Até ao próximo post ♡