

Olá, olá! Espero que estejam todos bem desse lado, e de preferência evitando sair de casa. O post de hoje é para quem tem a possibilidade de ficar de quarentena voluntária em casa, mas já está a pensar “que raio vou eu fazer durante duas semanas em casa?”. Pois é, a vossa amiga vem salvar o dia: venho partilhar convosco conteúdos gratuitos que vocês podem consumir online, e cuja duração é bastante alargada, por isso vai ajudar o tempo a passar mais depressa. Tentei incluir várias opções, tanto mais viradas para o entretenimento, como para o conhecimento, por isso há muito por onde escolher! Então, cá vão as minhas sugestões…
Espectáculos de Stand Up Comedy
A primeira opção que temos é ir ver um espectáculo, mas sem levantar o rabo do sofá. E para isto, podemos usar o nosso amigo Youtube. Existem imensos espectáculos e conferências por lá, desde concertos a Ted Talks, mas penso que numa altura de crise nacional, devemos focar-nos em algo que nos traga alguma alegria e diversão. Por isso, recomendo-vos seis espectáculos de comédia Stand Up para vocês passarem a tarde a partir o coco a rir.
Podcasts
Quem me segue pelo Youtube e/ou Instagram, já deve ter visto que eu ouço vários podcasts, sobre vários temas. Quando começou esta moda dos podcasts, confesso que não ligava nenhuma, mas quando comecei a encontrar podcasts que me prendiam, nunca mais quis outra coisa. Como sei que este é um tipo de conteúdo de faz imensa companhia, decidi sugerir-vos quatro podcasts que eu sigo e adoro, para não sentirem que estão sozinhos em casa a dar em malucos. Basta clicarem nas imagens para poderem ouvir os episódios dos ditos-cujos. Para quem tiver interesse, deixo aqui também um vídeo que fiz recentemente sobre os meus podcasts favoritos, que inclui alguns que não estão nesta lista.
Este podcast fala-nos sobre crime, mas fá-lo com doses cavalares de humor. Para quem é fã de policiais e/ou true crime, este podcast vai ser totalmente a vossa coisa favorita. Como partilhei no vídeo, os meus episódios favoritos são os “minisodes”, em que a Karen e a Georgia nos lêem e-mails que os ouvintes lhes enviam com histórias relacionadas com crime e, ocasionalmente, com experiências sobrenaturais. Esses são os episódios mais curtos, com cerca de 25 minutos, mas a maioria dos episódios acabam por ter mais de uma hora, já que exploram a fundo os casos de true crime.
Este é um podcast mais técnico, em que são exploradas diferentes doenças, vírus e epidemias. As duas autoras, Erin e Erin, são estudantes de epidemiologia, por isso a sua vida passa muito pelo estudo deste tipo de fenómenos. Nos episódios, as Erins falam-nos sobre a origem, história, sintomas, etc. destes fenómenos, tornando-os em algo mais fácil de perceber e, consequentemente, menos assustador. Apesar de ser da mesma empresa que o podcast anterior, a carga humorística não está ao mesmo nível. Mesmo incluindo algum humor, este é um podcast com um tom um pouco mais sério. E, sendo este um podcast que nos fala sobre doenças e vírus, claro que não poderia faltar um episódio acerca dos coronavírus – podem ouvir o episódio aqui.
Este podcast também foi mencionado no meu vídeo de favoritos, já que o ouço religiosamente todas as segundas-feiras, quando saem os novos episódios. O Guilherme e a Rita são um casal que, tal como a maioria dos casais, têm divergências e coisas que a sua cara-metade faz que os irrita. Como forma de resolver essas diferenças, trazem convidados para lhes fazerem terapia de casal, tal como sugere o nome. Existem também episódios em que são eles a fazer terapia de casal, aconselhando os ouvintes que lhes enviam e-mails com os seus próprios dilemas amorosos. Os episódios rondam os 30 minutos e são o highlight da minha segunda-feira!
Cá está mais um podcast sobre crime, desta vez na língua de Camões! A Raquel, autora do podcast, traz-nos episódios semanais sobre crime, sobrenatural, e teorias da conspiração todas as quintas-feiras. Em todos os episódios, há um(a) amigo(a) da Raquel (mais conhecida por Bilinha) que vem reagir à história que ela nos conta, algo que torna os episódios mais dinâmicos – e muito, muito engraçados. Com episódios de 1h30m ou, ocasionalmente, a rondar as duas horas, têm aqui entretenimento mais do que suficiente para esta quarentena!
Tiny Desk Concerts
Penso que é seguro afirmar que toda a gente gosta de música. Considero-o algo intrínseco em humanos, todos nós vibramos muito com melodias e vozes maravilhosas. E é por isso que eu tive que incluir a música nas minhas sugestões. Penso que alguns de vocês já conhecem os Tiny Desk Concerts, mas se não conhecerem, preparem-se para passar umas boas horinhas a explorá-los. Estes concertos são dados atrás da secretária de Bob Boilen, com um pequeno público a assistir, e por lá passam artistas de todos os géneros possíveis e imagináveis. Uma das coisas que mais gosto nos TDC é o facto de ser tudo acústico, como não poderia deixar de ser, e a quantidade de artistas que eu desconhecia por completo, mas pelos quais me apaixonei através do seu concerto. É sempre bom descobrir artistas novos, por isso, vale a pena aventurarem-se pelo canal da NPR Music! Deixo aqui em baixo os TDC que ouço regularmente, em loop:
Festival #EuFicoEmCasa
Entre os dias 17 e 22 de Março, decorre o festival #EuFicoEmCasa, uma iniciativa que junta inúmeros artistas nacionais. Ao que parece, teremos uma espécie de concertos transmitidos via directos, portanto todo o festival será realizado de forma virtual. Estou especialmente entusiasmada para assistir aos concertos de Luisa Sobral, Bárbara Tinoco, António Zambujo, Ana Bacalhau, e Héber Marques. É uma iniciativa muito interessante e que merece, sem dúvida, o nosso aplauso e apoio. Acompanhem tudo através do Instagram ou Facebook oficiais.
Blogs
Se, até agora, muitos de nós dissemos “não tenho tempo para ler blogs”, a quarentena é a melhor desculpa para pormos as nossas leituras em dia. Devido ao nosso ritmo de vida, que é cada vez mais acelerado, a tendência é para desistir de conteúdo que requeira o nosso foco total, e passar a consumir conteúdo que seja propício à práctica do multitasking. Os podcasts, por exemplo, são uma óptima companhia para quando estamos a limpar, a lavar a loiça, a fazer exercício, etc. Porém, eu sou aquela pessoa que nunca há de desistir de ler blogs – e de escrever neles 🤷🏼♀️ -, por isso venho apelar a que aproveitem esta altura para reavivar um pouco o mundo do conteúdo escrito, e que não se foquem apenas no visual, como Youtube e Netflix. Aqui ficam alguns dos blogs que eu adoro acompanhar:
- Rita da Nova – livros, restaurantes, e viagens
- The Spruce – tudo sobre plantas, jardins, e bricolage
- Crime by the Book – blog literário focado apenas em thrillers e policiais
- Do It on a Dime – se querem aprender a poupar e organizar a casa, a Kathryn tem as dicas de que vocês precisam!
E chegamos ao fim das minhas recomendações para esta quarentena que, felizmente, parece estar a ser cada vez mais respeitada pela população. Espero que consigam retirar deste post alguma forma de entretenimento que vos ajude a passar o tempo de forma prazerosa. Não se esqueçam de seguir os conselhos da Direcção-Geral da Saúde, e de se manterem informados acerca da evolução do surto de COVID-19. Deixo aqui o meu post sobre o assunto, que compila algumas informações e recomendações importantes. E, para todos os que têm essa possibilidade, não se esqueçam de ficar em casa!!
Obrigada por visitarem o blog,
Até ao próximo post! ♡