• Início
  • Sobre
  • Loja
  • Blog
    • Todos os artigos
    • downloads gratuitos
    • bullet journal
    • organização
      • organização pessoal
      • Organização para Bloggers
    • produtividade
    • gestão de finanças
    • metas e objectivos
    • app notion
    • literatura
      • Read the World
      • opiniões
        • Índice de Resenhas
        • por avaliação
          • 2 estrelas
          • 3 estrelas
          • 4 estrelas
          • 5 estrelas
      • na mesinha de cabeceira | tbr
      • descontos e promoções
      • nacional
      • internacional
    • As Seen On
  • COVID-19
  • Carrinho

Vanessa Teixeira

Método Kakebo de Gestão Financeira
download•gestão de finanças•kakebo•notion•organização

Método Kakebo de Gestão Financeira

Abril 16, 2020

Devido a toda esta situação com o COVID-19, tempos difíceis aproximam-se. É por esta razão que é, mais do que nunca, importante conseguirmos gerir as nossas finanças. É preciso sermos prudentes e bastante realistas no que às finanças diz respeito. E é aqui que entra a ferramenta de que vos falo hoje: o método Kakebo de gestão financeira 💸

Kakeibo (家計簿) significa, quando traduzido à letra, “livro de contas para a economia doméstica”. Foi criado no início do século XX por Hani Motoko, a primeira mulher jornalista do Japão, e visa planear o futuro, focar no presente, e reflectir acerca do passado, tudo de forma simples e intuitiva. Como tal, parece-me o método ideal para todos nós experimentarmos enveredar pelo mundo da gestão financeira. E como, nesta altura difícil, estamos mais por casa, temos aqui uma oportunidade para planear melhor as nossas finanças!

Este método foi idealizado para o registo analógico, de caneta em punho. Porém, sendo que vivemos na era digital, podes ver no final deste artigo como podes começar já a utilizar o método digitalmente, de forma gratuita! Terás também um vídeo no final do artigo que te explica como utilizar o template digital.

Como funciona o Método Kakebo de Gestão Financeira?

Sei que existem pessoas que conseguem gerir o seu dinheiro na perfeição, sem gastos supérfluos ou desnecessários. Mas eu não sou uma dessas pessoas – e, se estás a ler este artigo, tu também não deves ser. Mas , felizmente, nunca é tarde para mudarmos os nossos hábitos e começarmos a fazer bem a gestão do nosso dinheiro! Este método combina o exercício de registo de despesas com o bem-estar e mindfulness de quem o utiliza. Isto é, ao registares as tuas despesas, estarás a reflectir sobre elas, e acabarás por perceber exactamente para onde vai o teu dinheiro, podendo assim começar a mudar hábitos nocivos para as tuas finanças. Parece-te bem? Vamos lá começar, então!

Método Kakebo de Gestão Financeira

Usar o método Kakebo pela primeira vez

O primeiro passo é fazeres o ponto de situação das tuas finanças. Responde às seguintes perguntas:

  • Quanto dinheiro tens disponível neste momento?
  • Quanto costumas receber mensalmente? Se for o final/início de um mês, deves descartar esta estimativa e registar exactamente quanto recebeste.
  • Quais são as tuas despesas fixas, e quanto dinheiro sai do teu orçamento para as pagares?
  • Subtraindo o valor das despesar ao valor dos rendimentos, terás o valor que fica disponível até ao final do mês. Regista esse valor – é o mais importante!
  • Quanto gostarias de poupar este mês? Define um valor que gostarias de pôr de parte no final do mês.
    • Como podes atingir esse valor de poupança? Define acções concretas que te ajudem a não gastar dinheiro desnecessariamente, como “parar de tomar o pequeno-almoço fora” ou “levar snacks de casa para evitar gastos em cafés”.

Diariamente

Agora que já sabes quanto dinheiro ficará disponível, e quanto queres poupar, vais avançar para a parte mais importante: o registo! Deves registar as tuas despesas, idealmente, todos os dias, mas também podes fazê-lo semanalmente se tiveres a certeza de que não te vai escapar nenhum gasto – nem que seja um café! Regista TUDO! Esta é a base do sistema, já que sem esta informação é impossível saberes para onde foi o dinheiro quando lhe perdes o rasto. Por isso, todos os dias deves registar qualquer tipo de despesa, independentemente do valor. E sim, os cêntimos também contam – mais do que pode parecer!

Para registares as tuas despesas, deves criar categorias. As quatro categorias de despesas são:

  • Necessidades/Básicos: gastos no supermercado, farmácia, consultas, transportes, etc.
  • Lazer: idas ao restaurante, cabeleireiro, roupa, beleza e cosmética, etc.
  • Cultura: cinema, livros, teatro.
  • Extras: viagens, presentes, reparações, despesas inesperadas.

Eu adicionei ao meu sistema uma outra categoria, chamada Online, que engloba as despesas que estão relacionadas com o blog/canal. Nestas despesas incluo, entre outros, o alojamento, o domínio, a subscrição da Adobe Creative Cloud, e os cursos que vou fazendo. Estas despesas poderiam ser encaixadas, por exemplo, nos extras, mas eu quero saber exactamente quanto gasto com o blog e canal, sem misturar essas despesas com outros extras. Assim, torna-se mais fácil ter uma categoria só para estas despesas. Podem alterar o sistema para se adaptar à vossa situação concreta, sem qualquer problema!


Semanalmente

Todas as semanas, farás uma espécie de mini reflexão sobre as tuas despesas.

  • No dia da semana que te der mais jeito, senta-te e olha atentamente para os registos que foste fazendo dos teus gastos.
  • Soma todas as despesas de categoria, e aponta quanto gastaste em cada uma.
  • Faz o ponto de situação: quanto dinheiro te sobra para as restantes semanas? Tens cumprido os teus objectivos nos últimos 7 dias?

Podes aproveitar este ritual para apontar quais os erros que cometeste nessa semana, e tentar rectificá-los na semana seguinte!


Mensalmente

De forma semelhante à primeira vez que usas o Método Kakebo de Gestão Financeira, as tuas tarefas mensais são:

  • Registar os teus rendimentos
  • Registar as tuas despesas
  • Calcular o valor que fica disponível subtraindo o valor das despesas ao valor dos rendimentos
  • Estabelecer meta de poupança. Se quiseres ser muito rígido/a com esta poupança, podes subtrair o valor que decidiste poupar nesse mês ao valor que fica disponível para ser gasto durante o mês. Desta forma, o teu orçamento será muito mais reduzido, e o valor da poupança estará quietinho, como se não existisse!

A par da preparação do mês seguinte, deves fazer uma reflexão do mês anterior – vais avaliar como te portaste 😉 Lembras-te das despesas que foste somando todas as semanas? Agora é a altura para fazeres uma tabela com o total de despesas em cada semana e, claro, em cada categoria. Ao analisar estes valores, pergunta:

  • Quanto dinheiro tinhas disponível para gastar?
  • Quanto gastaste na realidade?
  • Subtrai os teus gastos ao valor que tinhas disponível. Este foi o valor que poupaste na realidade- conseguiste atingir o teu objectivo mensal de poupança?
  • Conseguiste cumprir as tuas metas? Será que deixaste mesmo de encomendar UberEats às onze da noite? E os pequenos-almoços, foram todos tomados em casa?
  • Como podes melhorar no próximo mês? Quais são as despesas que podem ser facilmente cortadas? Reflecte sobre o destino do teu dinheiro e como podes gastá-lo de forma mais prudente.
  • EXTRA: de zero a dez, como avalias a tua gestão financeira deste mês?
Método Kakebo de Gestão Financeira

Créditos: Blackie Books

E vais repetindo estes passos, mês após mês, para estares sempre a par da tua situação financeira! Como podes ver, este é um método simples, baseado em pequenas sessões de registo e reflexão que, no final das contas, acabam por fazer toda a diferença. Vais conseguir ver exactamente onde gastas o teu dinheiro, corrigir os teus erros, e poupar muito mais!

Se ficaste interessado/a em experimentar este método e ver se funciona para ti, não te esqueças de adquirir o template gratuito aqui em baixo ↓ Em alternativa, podes comprar aqui o livro/agenda Kakebo com portes gratuitos*


TEMPLATE DO MÉTODO KAKEBO DE GESTÃO FINANCEIRA

Queres saber como utilizar o template gratuito? Descobre tudo neste vídeo!

 


O que achaste do método Kakebo de gestão financeira? Achas que este sistema te vai ser útil? Conta-me tudo nos comentários abaixo!

Obrigada por teres visitado o blog,
Até breve!

*link de afiliado

Relacionado

Reader Interactions

Deixa um comentário Cancel reply

Trackbacks

  1. Como Organizar a Vida Digitalmente | Tour pelo meu Notion - Vanessa Teixeira diz:
    Maio 21, 2020 às 8:45 am

    […] LÊ TAMBÉM: MÉTODO KAKEBO DE GESTÃO FINANCEIRA NO NOTION […]

    Responder
Previous Review: A História de Uma Serva (novela gráfica) de Margaret Atwood
Next Como Ser Produtivo em Casa Durante a Quarentena

Related Posts

como organizar a vida digitalmente

Como Organizar a Vida Digitalmente | Tour pelo meu Noti...

Tudo sobre Bullet Journal: o que é, para que serve, e...

9 Dicas para Trabalhar Fora de Casa

3 Formas de Gerires Melhor o teu Tempo

Primary Sidebar

Olá! Eu sou a Vanessa, uma miúda lisboeta de 24 anos. Se um dia me encontrarem, é muito provável que eu esteja a ler, a escrever em blogs, ou a beber Coca-Cola.
  • Email
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

Subscreve a Newsletter

Queres acesso privilegiado e antecipado a conteúdos do blog? Então subscreve a newsletter aqui!

A Ler…


2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Vanessa has read 0 books toward her goal of 40 books.
hide
0 of 40 (0%)
view books

Últimos Artigos

Como definir objetivos SMART

Como definir objetivos SMART para 2021

5 Listas que Precisas de Escrever para Seres Organizada

4 Formas de Gerir Tarefas Recorrentes

Arquivo

Meta

  • Iniciar sessão
  • Feed de entradas
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
📢 HOJE É DIA DE QUIZ! QUAL É O SISTEMA DE ORG 📢 HOJE É DIA DE QUIZ! QUAL É O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO QUE USAS? 🤔
⠀
Vamos ao primeiro quiz do ano. A questão de hoje é: qual o teu sistema de organização?
⠀
A. Agenda
B. Bullet Journal
C. Outro. Qual?
⠀
DEIXA A TUA RESPOSTA NOS COMENTÁRIOS! 👇🏼
A minha resposta é C: uso uma espécie de híbrido entre planner e Bullet Journal, mas de vez em quando gosto de mudar e experimentar coisas novas. 
Aproveita para ver a tour pelo meu planner e espreita tudo o que tenho no meu sistema de organização — link na bio 😉🤭
⠀
{#quizorganização #planeamento #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #planejamento #gestaodotempo #lojadigital #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #metaseobjetivos #planejamento2021 #organização #gerirotempo #gerirtarefas #sistemadeorganização #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gestaofinanceira #entrepreneurship #girlbosshustle #mybeigelife #motivacaodiaria #dicasdeorganização}
❓ QUAIS AS ÁREAS DA TUA VIDA QUE TENTAS ORGANIZ ❓ QUAIS AS ÁREAS DA TUA VIDA QUE TENTAS ORGANIZAR? ✍🏼
⠀
Dentro do meu sistema de organização, seja ele qual for, tento sempre organizar várias vertentes da minha vida. Acho muito importante dar atenção a todas as áreas que compõem o nosso dia-a-dia, para que tudo corra da melhor forma possível. Mas é claro que acabo por não me focar em todas as áreas da mesma forma, e há sempre uma ou duas que são as mais proeminentes e requerem mais atenção.
⠀
As áreas que eu organizo no meu planner, e que formam "secções" dentro do mesmo, são:
- AGENDAMENTO: onde coloco tudo o que tem um dia ou espaço temporal específicos.
- LISTAS: onde compilo as listas de tudo e mais alguma coisa, desde listas de compras a listas de favoritos para partilhar num vídeo.
- PROJETOS: onde planeio e agendo tudo o que tem a ver com projetos específicos, como é o caso deste projeto online. Inclui várias coisas como ideias de vídeos, o plano mensal de conteúdos, notas, etc. Quando estava a escrever a tese, tinha também um espaço dedicado ao planeamento e às notas referentes à escrita da tese nesta secção.
- FINANÇAS: onde faço o planeamento, budget, e registo de todas as despesas, rendimentos, e poupanças.
⠀
❓ E TU, QUE ÁREAS ORGANIZAS NO TEU SISTEMA? Conta-me tudo nos comentários! 👇🏼 Aproveita e vê a tour pelo meu planner, que saiu ontem no canal! Link da minha bio 😉
⠀
{#plannertour #bujo #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #a5planner #gestaodotempo #desconto #lojadigital #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #gtd #metodogtd #métodogtd #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gerirtarefas #mybeigelife #motivacaodiaria #journal}
AS 5 LISTAS QUE PRECISAS PARA SERES ORGANIZADA ✍ AS 5 LISTAS QUE PRECISAS PARA SERES ORGANIZADA ✍🏼
⠀
As listas são uma das formas mais primordiais de organização, e não há dúvida que são muito úteis. Todas nós escrevemos listas com vários propósitos, mas nem sempre tiramos partido do seu potencial. Por isso, venho sugerir-te cinco listas que precisas de incluir no teu sistema para seres mais organizada e estares sempre em cima do acontecimento. As 5 listas são:
• rotina GYST
• registo de passwords
• master to-do list
• objetivos
• refeições e compras
⠀
Curiosa para saber mais? Clica no link da bio para leres mais sobre o tema e perceberes que listas são estas e de que forma é que te vão ajudar 😉📔
⠀
{#lykke #bujo #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #a5planner #gestaodotempo #desconto #lojadigital #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #gtd #metodogtd #métodogtd #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gerirtarefas #mybeigelife #motivacaodiaria #journal}
🤔 COMO GERIR TAREFAS RECORRENTES SEM AS ESCREVE 🤔 COMO GERIR TAREFAS RECORRENTES SEM AS ESCREVER VEZES SEM CONTA?
⠀
Um dos berbicachos que surgem no uso de uma agenda ou Bullet Journal é a existência de tarefas recorrentes e repetitivas, que acontecem com muita frequência. Na maioria dos casos, acabamos por as escrever vezes e vezes sem conta.
⠀
Para resolver este "problema", sugiro três truques no artigo que está agora no blog:
 • page flags
 • habit tracker
 • color code
⠀
Clica no link da bio para leres o artigo e começares a gerir as tuas tarefas recorrentes de forma mais eficiente 🥰
⠀
{#planeamento #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #planejamento #gestaodotempo #truquesdeorganizacao #truquesorganizacao #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #metaseobjetivos #planejamento2021 #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gestaofinanceira #entrepeneurship #girlbosshustle #plannertricks #motivacaodiaria #dicasdeorganização}
COMO GANHAR MOTIVAÇÃO COM A TO-DO LIST INVERTIDA COMO GANHAR MOTIVAÇÃO COM A TO-DO LIST INVERTIDA ✍🏼
⠀
Ora, suponho que estejas familiarizada com o conceito de to-do lists, isto é, listas de tarefas. Seja com muita ou pouca regularidade, escrevemos listas de coisas a fazer naquele dia, naquela semana, etc. Mas sei que não sou a única que, volta e meia, se sente um pouco assoberbada quando olho para as listas e vejo tanta coisa por fazer.
⠀
É aqui que entra a lista de tarefas invertida: diariamente, em vez de listares logo o que tens por fazer durante o dia, vai escrevendo as coisas que já fizeste, e continua a escrevê-las ao longo do dia. Por exemplo, o que fazes logo de manhã? Provavelmente, fazes a cama, tomas o pequeno-almoço, dás comida aos animais de estimação, tomas um duche, entre outros. E tudo isso é, muito provavelmente, feito antes de tu sequer pensares ou escreveres o que tens para fazer naquele dia.
⠀
Depois da tua rotina matinal, aí sim vais olhar para a lista de tarefas, ou escrevê-la. E quando acabas de a escrever, todas as tarefas estão por fazer, certo? Se fores como eu, há dias em que ficas desmoralizada quando vês a lista de coisas a fazer, o que é totalmente normal. Mas experimenta escrever todas as tarefas que já fizeste. Em vez de começares logo com os trabalhos que tens para acabar, os pagamentos que tens para fazer, e as divisões que tens para limpar, começa com a cama que já fizeste, o duche que já tomaste, e o passeio que já deste com o teu cão. Garanto que te vais sentir muito mais motivada para começares a fazer as tarefas do dia quando vires que algumas delas já estão feitas ✔️
⠀
LEMBRA-TE: lá porque as tarefas são pequenas, recorrentes, e fazem parte das tuas rotinas, não significa que não sejam tarefas cuja concretização deva ser celebrada! 🤪
⠀
{#todolist #bujo #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #listadetarefas #gestaodetarefas #gestaodotempo #desconto #lojadigital #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #gtd #metodogtd #métodogtd #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gerirtarefas #mybeigelife #motivacaodiaria #journal}
📣 COMO CRIAR UM VISION BOARD PARA ATINGIR OS OB 📣 COMO CRIAR UM VISION BOARD PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DE 2021 + TEMPLATE GRATUITO
⠀
Com o início de um novo ano, todas nós estabelecemos metas e objetivos que queremos muito ver cumpridos. Uma das ferramentas utilizadas para manifestar e atrair aquilo que queremos atingir durante o ano é o vision board – uma espécie de guia visual que serve para ilustrar os teus objetivos e motivar-te para os conseguires atingir.
⠀
Como criei o meu no primeiro dia do ano e gostei do resultado, decidi partilhar contigo o template do Canva para que possas criar o teu próprio vision board. Clica no link da bio para acederes ao template gratuitamente!
⠀
Vamos atingir os nossos objetivos? Bora! 💪🏼
⠀
{#2021visionboard #planeamento #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #planejamento #gestaodotempo #desconto #2021vision #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #metaseobjetivos #planejamento2021 #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gestaofinanceira #entrepeneurship #girlbosshustle #visionboard #motivacaodiaria #dicasdeorganização}
QUERES TER ACESSO EXCLUSIVO A CONTEÚDOS, RECURSOS QUERES TER ACESSO EXCLUSIVO A CONTEÚDOS, RECURSOS E DESCONTOS❔
⠀
Ao subscreveres a newsletter gratuitamente, terás acesso antecipado e exclusivo a conteúdos, recursos, descontos, etc. A newsletter é enviada todos os domingos, e inclui várias dicas e recomendações que te ajudarão a seres mais produtiva e organizada, com o menor nível de stress possível 🤭
⠀
Clica no link da minha bio para subscreveres a newsletter e ficares a par de tudo! 😍
⠀
{#lykke #planeamento #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #planejamento #gestaodotempo #desconto #lojadigital #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #metaseobjetivos #planejamento2021 #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gestaofinanceira #entrepeneurship #girlbosshustle #motivacaodiaria #dicasdeorganização}

Junta-te à nossa newsletter!

Copyright © 2021 Vanessa Teixeira
  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Contactos
Theme by SheShoppes