Método Kakebo de Gestão Financeira April 16, 2020
Devido a toda esta situação com o COVID-19, tempos difíceis aproximam-se. É por esta razão que é, mais do que nunca, importante conseguirmos gerir as nossas finanças. É preciso sermos prudentes e bastante realistas no que às finanças diz respeito. E é aqui que entra a ferramenta de que vos falo hoje: o método Kakebo de gestão financeira 💸
Kakeibo (家計簿) significa, quando traduzido à letra, “livro de contas para a economia doméstica”. Foi criado no início do século XX por Hani Motoko, a primeira mulher jornalista do Japão, e visa planear o futuro, focar no presente, e reflectir acerca do passado, tudo de forma simples e intuitiva. Como tal, parece-me o método ideal para todos nós experimentarmos enveredar pelo mundo da gestão financeira. E como, nesta altura difícil, estamos mais por casa, temos aqui uma oportunidade para planear melhor as nossas finanças!
Este método foi idealizado para o registo analógico, de caneta em punho. Porém, sendo que vivemos na era digital, podes ver no final deste artigo como podes começar já a utilizar o método digitalmente, de forma gratuita! Terás também um vídeo no final do artigo que te explica como utilizar o template digital.
Como funciona o Método Kakebo de Gestão Financeira?
Sei que existem pessoas que conseguem gerir o seu dinheiro na perfeição, sem gastos supérfluos ou desnecessários. Mas eu não sou uma dessas pessoas – e, se estás a ler este artigo, tu também não deves ser. Mas , felizmente, nunca é tarde para mudarmos os nossos hábitos e começarmos a fazer bem a gestão do nosso dinheiro! Este método combina o exercício de registo de despesas com o bem-estar e mindfulness de quem o utiliza. Isto é, ao registares as tuas despesas, estarás a reflectir sobre elas, e acabarás por perceber exactamente para onde vai o teu dinheiro, podendo assim começar a mudar hábitos nocivos para as tuas finanças. Parece-te bem? Vamos lá começar, então!
Usar o método Kakebo pela primeira vez
O primeiro passo é fazeres o ponto de situação das tuas finanças. Responde às seguintes perguntas:
- Quanto dinheiro tens disponível neste momento?
- Quanto costumas receber mensalmente? Se for o final/início de um mês, deves descartar esta estimativa e registar exactamente quanto recebeste.
- Quais são as tuas despesas fixas, e quanto dinheiro sai do teu orçamento para as pagares?
- Subtraindo o valor das despesar ao valor dos rendimentos, terás o valor que fica disponível até ao final do mês. Regista esse valor – é o mais importante!
- Quanto gostarias de poupar este mês? Define um valor que gostarias de pôr de parte no final do mês.
- Como podes atingir esse valor de poupança? Define acções concretas que te ajudem a não gastar dinheiro desnecessariamente, como “parar de tomar o pequeno-almoço fora” ou “levar snacks de casa para evitar gastos em cafés”.
Diariamente
Agora que já sabes quanto dinheiro ficará disponível, e quanto queres poupar, vais avançar para a parte mais importante: o registo! Deves registar as tuas despesas, idealmente, todos os dias, mas também podes fazê-lo semanalmente se tiveres a certeza de que não te vai escapar nenhum gasto – nem que seja um café! Regista TUDO! Esta é a base do sistema, já que sem esta informação é impossível saberes para onde foi o dinheiro quando lhe perdes o rasto. Por isso, todos os dias deves registar qualquer tipo de despesa, independentemente do valor. E sim, os cêntimos também contam – mais do que pode parecer!
Para registares as tuas despesas, deves criar categorias. As quatro categorias de despesas são:
- Necessidades/Básicos: gastos no supermercado, farmácia, consultas, transportes, etc.
- Lazer: idas ao restaurante, cabeleireiro, roupa, beleza e cosmética, etc.
- Cultura: cinema, livros, teatro.
- Extras: viagens, presentes, reparações, despesas inesperadas.
Eu adicionei ao meu sistema uma outra categoria, chamada Online, que engloba as despesas que estão relacionadas com o blog/canal. Nestas despesas incluo, entre outros, o alojamento, o domínio, a subscrição da Adobe Creative Cloud, e os cursos que vou fazendo. Estas despesas poderiam ser encaixadas, por exemplo, nos extras, mas eu quero saber exactamente quanto gasto com o blog e canal, sem misturar essas despesas com outros extras. Assim, torna-se mais fácil ter uma categoria só para estas despesas. Podem alterar o sistema para se adaptar à vossa situação concreta, sem qualquer problema!
Semanalmente
Todas as semanas, farás uma espécie de mini reflexão sobre as tuas despesas.
- No dia da semana que te der mais jeito, senta-te e olha atentamente para os registos que foste fazendo dos teus gastos.
- Soma todas as despesas de categoria, e aponta quanto gastaste em cada uma.
- Faz o ponto de situação: quanto dinheiro te sobra para as restantes semanas? Tens cumprido os teus objectivos nos últimos 7 dias?
Podes aproveitar este ritual para apontar quais os erros que cometeste nessa semana, e tentar rectificá-los na semana seguinte!
Mensalmente
De forma semelhante à primeira vez que usas o Método Kakebo de Gestão Financeira, as tuas tarefas mensais são:
- Registar os teus rendimentos
- Registar as tuas despesas
- Calcular o valor que fica disponível subtraindo o valor das despesas ao valor dos rendimentos
- Estabelecer meta de poupança. Se quiseres ser muito rígido/a com esta poupança, podes subtrair o valor que decidiste poupar nesse mês ao valor que fica disponível para ser gasto durante o mês. Desta forma, o teu orçamento será muito mais reduzido, e o valor da poupança estará quietinho, como se não existisse!
A par da preparação do mês seguinte, deves fazer uma reflexão do mês anterior – vais avaliar como te portaste 😉 Lembras-te das despesas que foste somando todas as semanas? Agora é a altura para fazeres uma tabela com o total de despesas em cada semana e, claro, em cada categoria. Ao analisar estes valores, pergunta:
- Quanto dinheiro tinhas disponível para gastar?
- Quanto gastaste na realidade?
- Subtrai os teus gastos ao valor que tinhas disponível. Este foi o valor que poupaste na realidade- conseguiste atingir o teu objectivo mensal de poupança?
- Conseguiste cumprir as tuas metas? Será que deixaste mesmo de encomendar UberEats às onze da noite? E os pequenos-almoços, foram todos tomados em casa?
- Como podes melhorar no próximo mês? Quais são as despesas que podem ser facilmente cortadas? Reflecte sobre o destino do teu dinheiro e como podes gastá-lo de forma mais prudente.
- EXTRA: de zero a dez, como avalias a tua gestão financeira deste mês?
E vais repetindo estes passos, mês após mês, para estares sempre a par da tua situação financeira! Como podes ver, este é um método simples, baseado em pequenas sessões de registo e reflexão que, no final das contas, acabam por fazer toda a diferença. Vais conseguir ver exactamente onde gastas o teu dinheiro, corrigir os teus erros, e poupar muito mais!
Se ficaste interessado/a em experimentar este método e ver se funciona para ti, não te esqueças de adquirir o template gratuito aqui em baixo ↓ Em alternativa, podes comprar aqui o livro/agenda Kakebo com portes gratuitos*
TEMPLATE DO MÉTODO KAKEBO DE GESTÃO FINANCEIRA
Queres saber como utilizar o template gratuito? Descobre tudo neste vídeo!
O que achaste do método Kakebo de gestão financeira? Achas que este sistema te vai ser útil? Conta-me tudo nos comentários abaixo!
Obrigada por teres visitado o blog,
Até breve!
*link de afiliado
[…] LÊ TAMBÉM: MÉTODO KAKEBO DE GESTÃO FINANCEIRA NO NOTION […]