[…] LÊ TAMBÉM: MÉTODO KAKEBO DE GESTÃO FINANCEIRA NO NOTION […]

Devido a toda esta situação com o COVID-19, tempos difíceis aproximam-se. É por esta razão que é, mais do que nunca, importante conseguirmos gerir as nossas finanças. É preciso sermos prudentes e bastante realistas no que às finanças diz respeito. E é aqui que entra a ferramenta de que vos falo hoje: o método Kakebo de gestão financeira 💸
Kakeibo (家計簿) significa, quando traduzido à letra, “livro de contas para a economia doméstica”. Foi criado no início do século XX por Hani Motoko, a primeira mulher jornalista do Japão, e visa planear o futuro, focar no presente, e reflectir acerca do passado, tudo de forma simples e intuitiva. Como tal, parece-me o método ideal para todos nós experimentarmos enveredar pelo mundo da gestão financeira. E como, nesta altura difícil, estamos mais por casa, temos aqui uma oportunidade para planear melhor as nossas finanças!
Este método foi idealizado para o registo analógico, de caneta em punho. Porém, sendo que vivemos na era digital, podes ver no final deste artigo como podes começar já a utilizar o método digitalmente, de forma gratuita! Terás também um vídeo no final do artigo que te explica como utilizar o template digital.
Sei que existem pessoas que conseguem gerir o seu dinheiro na perfeição, sem gastos supérfluos ou desnecessários. Mas eu não sou uma dessas pessoas – e, se estás a ler este artigo, tu também não deves ser. Mas , felizmente, nunca é tarde para mudarmos os nossos hábitos e começarmos a fazer bem a gestão do nosso dinheiro! Este método combina o exercício de registo de despesas com o bem-estar e mindfulness de quem o utiliza. Isto é, ao registares as tuas despesas, estarás a reflectir sobre elas, e acabarás por perceber exactamente para onde vai o teu dinheiro, podendo assim começar a mudar hábitos nocivos para as tuas finanças. Parece-te bem? Vamos lá começar, então!
O primeiro passo é fazeres o ponto de situação das tuas finanças. Responde às seguintes perguntas:
Agora que já sabes quanto dinheiro ficará disponível, e quanto queres poupar, vais avançar para a parte mais importante: o registo! Deves registar as tuas despesas, idealmente, todos os dias, mas também podes fazê-lo semanalmente se tiveres a certeza de que não te vai escapar nenhum gasto – nem que seja um café! Regista TUDO! Esta é a base do sistema, já que sem esta informação é impossível saberes para onde foi o dinheiro quando lhe perdes o rasto. Por isso, todos os dias deves registar qualquer tipo de despesa, independentemente do valor. E sim, os cêntimos também contam – mais do que pode parecer!
Para registares as tuas despesas, deves criar categorias. As quatro categorias de despesas são:
Eu adicionei ao meu sistema uma outra categoria, chamada Online, que engloba as despesas que estão relacionadas com o blog/canal. Nestas despesas incluo, entre outros, o alojamento, o domínio, a subscrição da Adobe Creative Cloud, e os cursos que vou fazendo. Estas despesas poderiam ser encaixadas, por exemplo, nos extras, mas eu quero saber exactamente quanto gasto com o blog e canal, sem misturar essas despesas com outros extras. Assim, torna-se mais fácil ter uma categoria só para estas despesas. Podem alterar o sistema para se adaptar à vossa situação concreta, sem qualquer problema!
Todas as semanas, farás uma espécie de mini reflexão sobre as tuas despesas.
Podes aproveitar este ritual para apontar quais os erros que cometeste nessa semana, e tentar rectificá-los na semana seguinte!
De forma semelhante à primeira vez que usas o Método Kakebo de Gestão Financeira, as tuas tarefas mensais são:
A par da preparação do mês seguinte, deves fazer uma reflexão do mês anterior – vais avaliar como te portaste 😉 Lembras-te das despesas que foste somando todas as semanas? Agora é a altura para fazeres uma tabela com o total de despesas em cada semana e, claro, em cada categoria. Ao analisar estes valores, pergunta:
E vais repetindo estes passos, mês após mês, para estares sempre a par da tua situação financeira! Como podes ver, este é um método simples, baseado em pequenas sessões de registo e reflexão que, no final das contas, acabam por fazer toda a diferença. Vais conseguir ver exactamente onde gastas o teu dinheiro, corrigir os teus erros, e poupar muito mais!
Se ficaste interessado/a em experimentar este método e ver se funciona para ti, não te esqueças de adquirir o template gratuito aqui em baixo ↓ Em alternativa, podes comprar aqui o livro/agenda Kakebo com portes gratuitos*
O que achaste do método Kakebo de gestão financeira? Achas que este sistema te vai ser útil? Conta-me tudo nos comentários abaixo!
Obrigada por teres visitado o blog,
Até breve!
*link de afiliado
[…] LÊ TAMBÉM: MÉTODO KAKEBO DE GESTÃO FINANCEIRA NO NOTION […]