

Nesta altura, apesar do fim do Estado de Emergência, há ainda muitas pessoas que estão a trabalhar ou a estudar a partir de casa. Como sabemos, é algo necessário, e portanto o melhor que temos a fazer é adaptar as nossas rotinas a esta nova situação, e fazer tudo para conseguir manter os níveis de produtividade. E é precisamente disso que venho falar hoje: como ser produtivo em casa, na quarentena e em geral ✍🏼 No final deste artigo, encontrarás o vídeo que fiz sobre este tema há uns dias atrás – se preferires conteúdo em vídeo aos artigos de blog, não o podes perder!
Ora, vamos lá pôr mãos à obra – aqui vão 9 dicas para ficares a saber como ser produtivo em casa…
1. A CAMA ESTÁ FORA DE LIMITES
NÃO TRABALHES NA CAMA. REPITO: NÃO TRABALHES NA CAMA!! Isto é o primeiro passo para a tua produtividade e motivação irem pelo cano abaixo. Claro que existem pessoas que conseguem ser produtivas na cama – eu própria já escrevi essays na cama e não tive más notas por isso. Porém, a maioria das pessoas vai, inevitavelmente, sentir-se demasiado confortável na cama, e começar a dispersar. Quando deres por ela, estás a fazer scroll no Instagram ou, se estiveres no computador, acabas no Youtube passados 20 minutos.
2. A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO DE TRABALHO
Agora que já sabes onde não deves trabalhar, vamos pensar nos sítios onde deves trabalhar. Tenta definir o teu espaço de trabalho (ou espaços, se quiseres mudar de ares de vez em quando), para que exista uma separação clara (e física) entre o teu espaço de trabalho e o espaço de lazer. Treina o teu cérebro para identificar logo quando é altura para trabalhar, e quando vais começar a relaxar.
Se fores como eu e se fartares das coisas rapidamente, podes (e deves) ir alternando os sítios onde estudas ou trabalhas. Eu normalmente trabalho na minha secretária, mas também trabalho na sala, na varanda, etc. Sê criativa com o teu espaço de trabalho para não começares a desmotivar por estares sempre no mesmo sítio, a trabalhar virada para uma parede.
3. TER TUDO À MÃO
O teu espaço de trabalho, seja ele qual for, deve estar sempre limpo arrumado. Mas talvez ainda mais importante do que isso, deves ter tudo o que precisas (ou possas vir a precisar) nesse espaço, para não te levantares para procrastinar. Se começares a trabalhar sem teres água e algum snack por perto, a probabilidade de te levantares várias vezes e interromperes o trabalho é elevada.
4. LIDAR COM DISTRACÇÕES
Se estás de quarentena, há uma grande probabilidade de a tua família estar também, o que significa: casa cheia. Ora, quem tem muita gente em casa (como é o meu caso), sabe que não é fácil estudar ou trabalhar com o pessoal a fazer barulho de fundo. O truque, e algo que tenho tentado fazer, é acordar antes de toda a gente para ter um bom tempo de silêncio em casa e poder trabalhar em paz.
O que sugiro é, por exemplo, se a tua família acordar por volta das 9h, acordares às 7h e despachares as tarefas mais difíceis e pesadas do dia nessas duas horas silenciosas. Assim, quando começar a haver movimento e ruído, já tu tens o mais importante feito, e podes passar às tarefas mais leves. Basicamente, vais planear o teu dia com base nas rotinas alheias. Sei que pode ser frustrante, mas é necessário para saberes com aquilo que podes contar e tirar o melhor partido da situação.
5. PLAYLISTS DE ESTUDO
Usa playlists de estudo ou apps de “barulho de fundo” para te concentrares melhor. O que isto faz é, basicamente, substituir o barulho de fundo indesejado por um barulho de fundo propositado, escolhido por ti. No meu caso, se ouvir os meus pais a falar na sala, ou alguém a cozinhar, isso é um barulho que me distrai e que, quando estou a trabalhar, é enervante. Por isso, o que eu faço é escolher uma playlist de estudo no Spotify sem lyrics, ou então uso uma extensão do Chrome (Noisli ou Coffitivity) para escolher um barulho de fundo – café, chuva, etc.
6. BRAIN DUMPING
Começa (ou termina) o teu dia com uma sessão de brain dumping. David Allen, autor de GTD, disse uma célebre frase que, essencialmente, nos indica que não devemos armazenar tudo na nossa cabeça, mas sim começar a trabalhar com uma mente limpa. Devemos despejar tudo o que nos vai na cabeça e só então começar a trabalhar. Infelizmente, nós nem sempre pensamos nisto, e guardamos tudo o que conseguirmos na nossa mente.
Mas acredita que existem benefícios no simples acto de despejar tudo o que vos vai na cabeça para uma folha de papel, ou mesmo para um documento do Word. Escreve tudo, e depois organiza o que escreveste, para perceberes o que é que, daquela lista, tem de ser feito hoje, para a semana, ou daqui a um mês. Estabelece prioridades e decide o que é (ou não) importante.
7. LISTAS DE TAREFAS
Depois da sessão de brain dumping, que costumo fazer na noite anterior e não de manhã, eu faço sempre uma lista de tarefas no meu Bullet Journal. Essa lista de tarefas é aquilo que me guia logo de manhã, quando me sento para começar a trabalhar. Se fores uma pessoa extremamente ocupada com vários projectos ou áreas da tua vida, faz uma lista de tarefas separada por áreas: pessoal, trabalho, família, etc. Falei sobre isso recentemente no meu Instagram – podes visitar o post aqui. No meu caso, separo o que é pessoal do que tem a ver com as redes sociais e com o Mestrado, porque me ajuda a identificar melhor o que tenho para fazer, e assim a lista de tarefas não é tão intimidante.
8. CRIAR UMA ROTINA
Tudo isto serve para criar uma coisa muito importante: a rotina. Tenta ter uma rotina, e cumpri-la sempre que conseguires. Acorda sempre naquele período de 1-2h, estabelece rituais matinais e de noite, come às mesmas horas, estuda/trabalha às mesmas horas, etc.
Vou usar a minha rotina como exemplo. No início da quarentena, eu estava focada apenas na leitura de documentos para a tese. Tinha 54 documentos para ler, e como estava de férias tinha todos os dias livres. Então, para não me dispersar nem ficar demasiado confortável e preguiçosa por estar em casa, estabeleci uma espécie de horário de trabalho. Era como se eu estivesse num escritório: de manhã, acordava, preparava-me, e tomava o pequeno-almoço. Sentava-me à secretária às 9:30-10h e começava a trabalhar, até à hora do almoço, que era sempre entre as 12:30 e as 13:30h. Tirava 1h ou hora e meia para almoçar, ver Youtube, ir ao Instagram, etc., e depois voltava. Sentava-me outra vez, e tentava fazer tudo o que tinha estabelecido para aquele dia, até às 18h. Às vezes tinha que ultrapassar essa hora por não ter tudo terminado, mas houve vários dias em que consegui manter aquele horário, e a partir das 18h estava livre para fazer outras coisas que me deixassem menos miserável 😂
9. NÃO SEJAM DEMASIADO EXIGENTES
Por último, mas não menos importante: não sejas demasiado exigente. Todos nós estamos a passar por algo que não é normal, que é novo para toda a gente, e isso afecta-nos psicologicamente, quer queiramos quer não. Temos saudades dos amigos, dos restaurantes, queremos ir à praia, etc, e não podemos. Isto para te dizer que, mesmo que seja importante fazermos tudo o que temos para fazer, e marcar as nossas tarefas como feitas, também é preciso não exigirmos mundos e fundos de nós próprios. Ao estarmos em casa, temos mais tempo para fazer tudo com calma, por isso não vale a pena criarmos stress desnecessário! Usa esta checklist da quarentena para relaxar nas pausas entre sessões de trabalho, porque descansar é muito importante!
NÃO PERCAS O VÍDEO SOBRE ESTE TÓPICO
O que achaste destas dicas? Será que ficaste finalmente a saber como ser produtivo em casa? Conta-me nos comentários!
[mailerlite_form form_id=3]
é só boas dicas, ainda estou para perceber como é que há pessoal que come na cama xD
Obrigada! 💕 Consegue-se comer na cama, não dá é jeito nenhum 😂😂