• Início
  • Sobre
  • Loja
  • Blog
    • Todos os artigos
    • downloads gratuitos
    • bullet journal
    • organização
      • organização pessoal
      • Organização para Bloggers
    • produtividade
    • gestão de finanças
    • metas e objectivos
    • app notion
    • literatura
      • Read the World
      • opiniões
        • Índice de Resenhas
        • por avaliação
          • 2 estrelas
          • 3 estrelas
          • 4 estrelas
          • 5 estrelas
      • na mesinha de cabeceira | tbr
      • descontos e promoções
      • nacional
      • internacional
    • As Seen On
  • COVID-19
  • Carrinho

Vanessa Teixeira

Como Ser Produtivo em Casa
bullet journal•coronavírus•produtividade

Como Ser Produtivo em Casa Durante a Quarentena

Maio 10, 2020

Nesta altura, apesar do fim do Estado de Emergência, há ainda muitas pessoas que estão a trabalhar ou a estudar a partir de casa. Como sabemos, é algo necessário, e portanto o melhor que temos a fazer é adaptar as nossas rotinas a esta nova situação, e fazer tudo para conseguir manter os níveis de produtividade. E é precisamente disso que venho falar hoje: como ser produtivo em casa, na quarentena e em geral ✍🏼 No final deste artigo, encontrarás o vídeo que fiz sobre este tema há uns dias atrás – se preferires conteúdo em vídeo aos artigos de blog, não o podes perder!

Ora, vamos lá pôr mãos à obra – aqui vão 9 dicas para ficares a saber como ser produtivo em casa…

 

1. A CAMA ESTÁ FORA DE LIMITES

NÃO TRABALHES NA CAMA. REPITO: NÃO TRABALHES NA CAMA!! Isto é o primeiro passo para a tua produtividade e motivação irem pelo cano abaixo. Claro que existem pessoas que conseguem ser produtivas na cama – eu própria já escrevi essays na cama e não tive más notas por isso. Porém, a maioria das pessoas vai, inevitavelmente, sentir-se demasiado confortável na cama, e começar a dispersar. Quando deres por ela, estás a fazer scroll no Instagram ou, se estiveres no computador, acabas no Youtube passados 20 minutos.

 

2. A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO DE TRABALHO

Agora que já sabes onde não deves trabalhar, vamos pensar nos sítios onde deves trabalhar. Tenta definir o teu espaço de trabalho (ou espaços, se quiseres mudar de ares de vez em quando), para que exista uma separação clara (e física) entre o teu espaço de trabalho e o espaço de lazer. Treina o teu cérebro para identificar logo quando é altura para trabalhar, e quando vais começar a relaxar.

Se fores como eu e se fartares das coisas rapidamente, podes (e deves) ir alternando os sítios onde estudas ou trabalhas. Eu normalmente trabalho na minha secretária, mas também trabalho na sala, na varanda, etc. Sê criativa com o teu espaço de trabalho para não começares a desmotivar por estares sempre no mesmo sítio, a trabalhar virada para uma parede.

 

3. TER TUDO À MÃO

O teu espaço de trabalho, seja ele qual for, deve estar sempre limpo arrumado. Mas talvez ainda mais importante do que isso, deves ter tudo o que precisas (ou possas vir a precisar) nesse espaço, para não te levantares para procrastinar. Se começares a trabalhar sem teres água e algum snack por perto, a probabilidade de te levantares várias vezes e interromperes o trabalho é elevada.

 

4. LIDAR COM DISTRACÇÕES

Se estás de quarentena, há uma grande probabilidade de a tua família estar também, o que significa: casa cheia. Ora, quem tem muita gente em casa (como é o meu caso), sabe que não é fácil estudar ou trabalhar com o pessoal a fazer barulho de fundo. O truque, e algo que tenho tentado fazer, é acordar antes de toda a gente para ter um bom tempo de silêncio em casa e poder trabalhar em paz.

O que sugiro é, por exemplo, se a tua família acordar por volta das 9h, acordares às 7h e despachares as tarefas mais difíceis e pesadas do dia nessas duas horas silenciosas. Assim, quando começar a haver movimento e ruído, já tu tens o mais importante feito, e podes passar às tarefas mais leves. Basicamente, vais planear o teu dia com base nas rotinas alheias. Sei que pode ser frustrante, mas é necessário para saberes com aquilo que podes contar e tirar o melhor partido da situação.

 

5. PLAYLISTS DE ESTUDO

Usa playlists de estudo ou apps de “barulho de fundo” para te concentrares melhor. O que isto faz é, basicamente, substituir o barulho de fundo indesejado por um barulho de fundo propositado, escolhido por ti. No meu caso, se ouvir os meus pais a falar na sala, ou alguém a cozinhar, isso é um barulho que me distrai e que, quando estou a trabalhar, é enervante. Por isso, o que eu faço é escolher uma playlist de estudo no Spotify sem lyrics, ou então uso uma extensão do Chrome (Noisli ou Coffitivity) para escolher um barulho de fundo – café, chuva, etc.

 

6. BRAIN DUMPING

Começa (ou termina) o teu dia com uma sessão de brain dumping. David Allen, autor de GTD, disse uma célebre frase que, essencialmente, nos indica que não devemos armazenar tudo na nossa cabeça, mas sim começar a trabalhar com uma mente limpa. Devemos despejar tudo o que nos vai na cabeça e só então começar a trabalhar. Infelizmente, nós nem sempre pensamos nisto, e guardamos tudo o que conseguirmos na nossa mente.

Como ser Produtivo em Casa David Allen

Mas acredita que existem benefícios no simples acto de despejar tudo o que vos vai na cabeça para uma folha de papel, ou mesmo para um documento do Word. Escreve tudo, e depois organiza o que escreveste, para perceberes o que é que, daquela lista, tem de ser feito hoje, para a semana, ou daqui a um mês. Estabelece prioridades e decide o que é (ou não) importante.

 

7. LISTAS DE TAREFAS

Depois da sessão de brain dumping, que costumo fazer na noite anterior e não de manhã, eu faço sempre uma lista de tarefas no meu Bullet Journal. Essa lista de tarefas é aquilo que me guia logo de manhã, quando me sento para começar a trabalhar. Se fores uma pessoa extremamente ocupada com vários projectos ou áreas da tua vida, faz uma lista de tarefas separada por áreas: pessoal, trabalho, família, etc. Falei sobre isso recentemente no meu Instagram – podes visitar o post aqui. No meu caso, separo o que é pessoal do que tem a ver com as redes sociais e com o Mestrado, porque me ajuda a identificar melhor o que tenho para fazer, e assim a lista de tarefas não é tão intimidante.

 

 

8. CRIAR UMA ROTINA

Tudo isto serve para criar uma coisa muito importante: a rotina. Tenta ter uma rotina, e cumpri-la sempre que conseguires. Acorda sempre naquele período de 1-2h, estabelece rituais matinais e de noite, come às mesmas horas, estuda/trabalha às mesmas horas, etc.

Vou usar a minha rotina como exemplo. No início da quarentena, eu estava focada apenas na leitura de documentos para a tese. Tinha 54 documentos para ler, e como estava de férias tinha todos os dias livres. Então, para não me dispersar nem ficar demasiado confortável e preguiçosa por estar em casa, estabeleci uma espécie de horário de trabalho. Era como se eu estivesse num escritório: de manhã, acordava, preparava-me, e tomava o pequeno-almoço. Sentava-me à secretária às 9:30-10h e começava a trabalhar, até à hora do almoço, que era sempre entre as 12:30 e as 13:30h. Tirava 1h ou hora e meia para almoçar, ver Youtube, ir ao Instagram, etc., e depois voltava. Sentava-me outra vez, e tentava fazer tudo o que tinha estabelecido para aquele dia, até às 18h. Às vezes tinha que ultrapassar essa hora por não ter tudo terminado, mas houve vários dias em que consegui manter aquele horário, e a partir das 18h estava livre para fazer outras coisas que me deixassem menos miserável 😂

 

9. NÃO SEJAM DEMASIADO EXIGENTES

Por último, mas não menos importante: não sejas demasiado exigente. Todos nós estamos a passar por algo que não é normal, que é novo para toda a gente, e isso afecta-nos psicologicamente, quer queiramos quer não. Temos saudades dos amigos, dos restaurantes, queremos ir à praia, etc, e não podemos. Isto para te dizer que, mesmo que seja importante fazermos tudo o que temos para fazer, e marcar as nossas tarefas como feitas, também é preciso não exigirmos mundos e fundos de nós próprios. Ao estarmos em casa, temos mais tempo para fazer tudo com calma, por isso não vale a pena criarmos stress desnecessário! Usa esta checklist da quarentena para relaxar nas pausas entre sessões de trabalho, porque descansar é muito importante!

NÃO PERCAS O VÍDEO SOBRE ESTE TÓPICO


O que achaste destas dicas? Será que ficaste finalmente a saber como ser produtivo em casa? Conta-me nos comentários!

[mailerlite_form form_id=3]

Relacionado

Reader Interactions

Deixa um comentário Cancel reply

Comments

  1. Os devaneios da Tim says

    Maio 13, 2020 at 8:45 pm

    é só boas dicas, ainda estou para perceber como é que há pessoal que come na cama xD

    Responder
    • Vanessa says

      Maio 13, 2020 at 11:07 pm

      Obrigada! 💕 Consegue-se comer na cama, não dá é jeito nenhum 😂😂

      Responder
Previous Método Kakebo de Gestão Financeira
Next Como Fazer uma Revisão Semanal

Related Posts

como fazer uma revisão semanal

Como Fazer uma Revisão Semanal

5 Listas que Precisas de Escrever para Seres Organizada...

Tudo sobre Bullet Journal: o que é, para que serve, e...

12 páginas para o bullet journal

12 Ideias de Páginas para o Bullet Journal

Primary Sidebar

Olá! Eu sou a Vanessa, uma miúda lisboeta de 24 anos. Se um dia me encontrarem, é muito provável que eu esteja a ler, a escrever em blogs, ou a beber Coca-Cola.
  • Email
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

Subscreve a Newsletter

Queres acesso privilegiado e antecipado a conteúdos do blog? Então subscreve a newsletter aqui!

A Ler…


2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Vanessa has read 0 books toward her goal of 40 books.
hide
0 of 40 (0%)
view books

Últimos Artigos

Como definir objetivos SMART

Como definir objetivos SMART para 2021

5 Listas que Precisas de Escrever para Seres Organizada

4 Formas de Gerir Tarefas Recorrentes

Arquivo

Meta

  • Iniciar sessão
  • Feed de entradas
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
📢 HOJE É DIA DE QUIZ! QUAL É O SISTEMA DE ORG 📢 HOJE É DIA DE QUIZ! QUAL É O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO QUE USAS? 🤔
⠀
Vamos ao primeiro quiz do ano. A questão de hoje é: qual o teu sistema de organização?
⠀
A. Agenda
B. Bullet Journal
C. Outro. Qual?
⠀
DEIXA A TUA RESPOSTA NOS COMENTÁRIOS! 👇🏼
A minha resposta é C: uso uma espécie de híbrido entre planner e Bullet Journal, mas de vez em quando gosto de mudar e experimentar coisas novas. 
Aproveita para ver a tour pelo meu planner e espreita tudo o que tenho no meu sistema de organização — link na bio 😉🤭
⠀
{#quizorganização #planeamento #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #planejamento #gestaodotempo #lojadigital #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #metaseobjetivos #planejamento2021 #organização #gerirotempo #gerirtarefas #sistemadeorganização #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gestaofinanceira #entrepreneurship #girlbosshustle #mybeigelife #motivacaodiaria #dicasdeorganização}
❓ QUAIS AS ÁREAS DA TUA VIDA QUE TENTAS ORGANIZ ❓ QUAIS AS ÁREAS DA TUA VIDA QUE TENTAS ORGANIZAR? ✍🏼
⠀
Dentro do meu sistema de organização, seja ele qual for, tento sempre organizar várias vertentes da minha vida. Acho muito importante dar atenção a todas as áreas que compõem o nosso dia-a-dia, para que tudo corra da melhor forma possível. Mas é claro que acabo por não me focar em todas as áreas da mesma forma, e há sempre uma ou duas que são as mais proeminentes e requerem mais atenção.
⠀
As áreas que eu organizo no meu planner, e que formam "secções" dentro do mesmo, são:
- AGENDAMENTO: onde coloco tudo o que tem um dia ou espaço temporal específicos.
- LISTAS: onde compilo as listas de tudo e mais alguma coisa, desde listas de compras a listas de favoritos para partilhar num vídeo.
- PROJETOS: onde planeio e agendo tudo o que tem a ver com projetos específicos, como é o caso deste projeto online. Inclui várias coisas como ideias de vídeos, o plano mensal de conteúdos, notas, etc. Quando estava a escrever a tese, tinha também um espaço dedicado ao planeamento e às notas referentes à escrita da tese nesta secção.
- FINANÇAS: onde faço o planeamento, budget, e registo de todas as despesas, rendimentos, e poupanças.
⠀
❓ E TU, QUE ÁREAS ORGANIZAS NO TEU SISTEMA? Conta-me tudo nos comentários! 👇🏼 Aproveita e vê a tour pelo meu planner, que saiu ontem no canal! Link da minha bio 😉
⠀
{#plannertour #bujo #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #a5planner #gestaodotempo #desconto #lojadigital #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #gtd #metodogtd #métodogtd #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gerirtarefas #mybeigelife #motivacaodiaria #journal}
AS 5 LISTAS QUE PRECISAS PARA SERES ORGANIZADA ✍ AS 5 LISTAS QUE PRECISAS PARA SERES ORGANIZADA ✍🏼
⠀
As listas são uma das formas mais primordiais de organização, e não há dúvida que são muito úteis. Todas nós escrevemos listas com vários propósitos, mas nem sempre tiramos partido do seu potencial. Por isso, venho sugerir-te cinco listas que precisas de incluir no teu sistema para seres mais organizada e estares sempre em cima do acontecimento. As 5 listas são:
• rotina GYST
• registo de passwords
• master to-do list
• objetivos
• refeições e compras
⠀
Curiosa para saber mais? Clica no link da bio para leres mais sobre o tema e perceberes que listas são estas e de que forma é que te vão ajudar 😉📔
⠀
{#lykke #bujo #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #a5planner #gestaodotempo #desconto #lojadigital #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #gtd #metodogtd #métodogtd #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gerirtarefas #mybeigelife #motivacaodiaria #journal}
🤔 COMO GERIR TAREFAS RECORRENTES SEM AS ESCREVE 🤔 COMO GERIR TAREFAS RECORRENTES SEM AS ESCREVER VEZES SEM CONTA?
⠀
Um dos berbicachos que surgem no uso de uma agenda ou Bullet Journal é a existência de tarefas recorrentes e repetitivas, que acontecem com muita frequência. Na maioria dos casos, acabamos por as escrever vezes e vezes sem conta.
⠀
Para resolver este "problema", sugiro três truques no artigo que está agora no blog:
 • page flags
 • habit tracker
 • color code
⠀
Clica no link da bio para leres o artigo e começares a gerir as tuas tarefas recorrentes de forma mais eficiente 🥰
⠀
{#planeamento #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #planejamento #gestaodotempo #truquesdeorganizacao #truquesorganizacao #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #metaseobjetivos #planejamento2021 #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gestaofinanceira #entrepeneurship #girlbosshustle #plannertricks #motivacaodiaria #dicasdeorganização}
COMO GANHAR MOTIVAÇÃO COM A TO-DO LIST INVERTIDA COMO GANHAR MOTIVAÇÃO COM A TO-DO LIST INVERTIDA ✍🏼
⠀
Ora, suponho que estejas familiarizada com o conceito de to-do lists, isto é, listas de tarefas. Seja com muita ou pouca regularidade, escrevemos listas de coisas a fazer naquele dia, naquela semana, etc. Mas sei que não sou a única que, volta e meia, se sente um pouco assoberbada quando olho para as listas e vejo tanta coisa por fazer.
⠀
É aqui que entra a lista de tarefas invertida: diariamente, em vez de listares logo o que tens por fazer durante o dia, vai escrevendo as coisas que já fizeste, e continua a escrevê-las ao longo do dia. Por exemplo, o que fazes logo de manhã? Provavelmente, fazes a cama, tomas o pequeno-almoço, dás comida aos animais de estimação, tomas um duche, entre outros. E tudo isso é, muito provavelmente, feito antes de tu sequer pensares ou escreveres o que tens para fazer naquele dia.
⠀
Depois da tua rotina matinal, aí sim vais olhar para a lista de tarefas, ou escrevê-la. E quando acabas de a escrever, todas as tarefas estão por fazer, certo? Se fores como eu, há dias em que ficas desmoralizada quando vês a lista de coisas a fazer, o que é totalmente normal. Mas experimenta escrever todas as tarefas que já fizeste. Em vez de começares logo com os trabalhos que tens para acabar, os pagamentos que tens para fazer, e as divisões que tens para limpar, começa com a cama que já fizeste, o duche que já tomaste, e o passeio que já deste com o teu cão. Garanto que te vais sentir muito mais motivada para começares a fazer as tarefas do dia quando vires que algumas delas já estão feitas ✔️
⠀
LEMBRA-TE: lá porque as tarefas são pequenas, recorrentes, e fazem parte das tuas rotinas, não significa que não sejam tarefas cuja concretização deva ser celebrada! 🤪
⠀
{#todolist #bujo #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #listadetarefas #gestaodetarefas #gestaodotempo #desconto #lojadigital #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #gtd #metodogtd #métodogtd #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gerirtarefas #mybeigelife #motivacaodiaria #journal}
📣 COMO CRIAR UM VISION BOARD PARA ATINGIR OS OB 📣 COMO CRIAR UM VISION BOARD PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DE 2021 + TEMPLATE GRATUITO
⠀
Com o início de um novo ano, todas nós estabelecemos metas e objetivos que queremos muito ver cumpridos. Uma das ferramentas utilizadas para manifestar e atrair aquilo que queremos atingir durante o ano é o vision board – uma espécie de guia visual que serve para ilustrar os teus objetivos e motivar-te para os conseguires atingir.
⠀
Como criei o meu no primeiro dia do ano e gostei do resultado, decidi partilhar contigo o template do Canva para que possas criar o teu próprio vision board. Clica no link da bio para acederes ao template gratuitamente!
⠀
Vamos atingir os nossos objetivos? Bora! 💪🏼
⠀
{#2021visionboard #planeamento #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #planejamento #gestaodotempo #desconto #2021vision #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #metaseobjetivos #planejamento2021 #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gestaofinanceira #entrepeneurship #girlbosshustle #visionboard #motivacaodiaria #dicasdeorganização}
QUERES TER ACESSO EXCLUSIVO A CONTEÚDOS, RECURSOS QUERES TER ACESSO EXCLUSIVO A CONTEÚDOS, RECURSOS E DESCONTOS❔
⠀
Ao subscreveres a newsletter gratuitamente, terás acesso antecipado e exclusivo a conteúdos, recursos, descontos, etc. A newsletter é enviada todos os domingos, e inclui várias dicas e recomendações que te ajudarão a seres mais produtiva e organizada, com o menor nível de stress possível 🤭
⠀
Clica no link da minha bio para subscreveres a newsletter e ficares a par de tudo! 😍
⠀
{#lykke #planeamento #bulletjournalcollection #bulletjournalideias #ideiasbulletjournal #bulletjournal #journaling #bujoideias #planejamento #gestaodotempo #desconto #lojadigital #produtosdigitais #tarefasdiarias #gerirprojetos #metaseobjetivos #planejamento2021 #organização #gerirotempo #gerirtarefas #rodadavida #coaching #motivacaodiaria #comoserorganizada #planner #gestaofinanceira #entrepeneurship #girlbosshustle #motivacaodiaria #dicasdeorganização}

Junta-te à nossa newsletter!

Copyright © 2021 Vanessa Teixeira
  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Contactos
Theme by SheShoppes