[…] Previous 3 Erros que te Impedem de ter o Sistema de Organização Perfeito (para ti) […]

Uma das maiores dificuldades que tive nos últimos anos foi conseguir criar o meu sistema de organização, um que funcionasse na perfeição e que me ajudasse a ser mais produtiva e organizada. Por saber que esta é uma dificuldade comum que surge quando se entra neste mundo da organização e produtividade, decidi identificar três das razões que me dificultavam a vida no processo de criar um sistema de organização. Assim, sem mais demoras, vamos lá falar dos 3 erros que te impedem de ter o sistema de organização perfeito para ti!
Este é um problema super comum nos dias que correm, especialmente quando estamos na comunidade de planners e organização – eu própria já sofri, e por vezes ainda sofro, com este problema. Com tantos planners a serem partilhados online, e tantas opções disponíveis para nós usarmos, é comum começarmos a ficar obcecadas com o tipo de sistema que vamos usar e como o vamos decorar, em vez de nos preocuparmos com aquilo que o nosso sistema deve incluir, e quais as nossas necessidades em termos de organização.
Na verdade, isto não se aplica só a planners, e até tem um nome: chama-se shiny object syndrome, e resume-se ao velho ditado que nos diz que “a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha”. Por nos preocuparmos mais com o que é novo e esteticamente apelativo em vez de pensarmos a fundo no conteúdo que o nosso sistema deve conter, vamos ter tendência a andar a saltar de sistema em sistema, e nunca vamos ficar satisfeitas com nenhum. Acredita, eu bem sei o que isso é, e ainda hoje tenho de combater essa vontade de experimentar tudo! 😅
Ao início, quando andas perdida pelo mundo dos planners, é totalmente normal olhares para os criadores de conteúdo que partilham os seus métodos de organização e planeamento, e tentares aplicá-los na tua vida. O problema torna-se mais grave quando tu usas métodos que, para aquela pessoa que tem uma vida e prioridades diferentes das tuas, fazem todo o sentido, mas para ti não são nada proveitosos. Nunca te esqueças que o sistema de organização que tu usares tem de funcionar para ti, e acaba por ser algo super pessoal. Por isso, não podes esperar que o sistema personalizado de outra pessoa funcione para ti.
Claro que é bom estares atenta às técnicas que outras pessoas usam, até porque nunca se sabe quando vais encontrar algo no sistema de outra pessoa que vai mudar completamente a tua produtividade – de preferência para melhor. Porém, estares constantemente a mudar o teu sistema com base num sistema alheio não costuma produzir efeitos muito positivos, e acabas por perder demasiado tempo a ver outros sistemas de organização e pouquíssimo tempo a usar o teu.
Lê também: Como Fazer uma Revisão Semanal
A nossa vida é feita de várias áreas que requerem a nossa atenção e que geram tarefas que temos de fazer. Como tal, o nosso sistema de organização deve englobar todas essas áreas e tarefas associadas, de A a Z, para a nossa vida ser mais fácil. Se o teu sistema não fizer isso, não é um sistema completo, e deves fazer as alterações necessárias para que passe a incluir tudo o que tu precisas de organizar.
Eis uma tarefa: escreve todas as áreas da tua vida, e o que precisas de organizar e registar dentro de cada uma delas. Pergunta: o meu sistema atual inclui tudo isto? O que posso fazer para conseguir incluir todas estas áreas no meu sistema? Através desta lista, podes começar a perceber quais os sistemas que poderão funcionar para ti. Por exemplo, se tu apenas tiveres necessidade de escrever eventos e tarefas, uma agenda pré-feita pode servir perfeitamente. Mas se tu quiseres também registar as tuas despesas, os livros que queres ler, e ainda as tuas listas de compras, talvez um Bullet Journal seja a melhor opção, ou até uma agenda que seja personalizável. Ou então, o teu sistema vai ser fragmentado, e vais usar um suporte para umas coisas, e outro para outras. Por exemplo, eu tenho usado o meu planner de argolas como suporte principal, onde registo praticamente tudo, mas uso também o Google Calendar para eventos e time blocking, e o Bullet Journal para notas relacionadas com a tese. Tudo isto faz parte do meu sistema de organização, mesmo que esse sistema inclua vários suportes distintos. Se tiveres curiosidade, podes ver aqui como tenho usado o meu planner nos últimos tempos para organizar tudo o que tenho para fazer.
Faz este exercício para perceberes quais as tuas necessidades e prioridades, e depois conta-me nos comentários a que conclusão chegaste 👇🏼
E chegámos ao fim desta lista com 3 Erros que te Impedem de ter o Sistema de Organização Perfeito. Agora que já sabes os erros mais comuns para quem começa a montar o seu sistema de organização, podes evitá-los ao máximo e ser muito mais produtiva e organizada. Se não quiseres perder o rasto a esta lista de erros, guarda este post no Pinterest!
[…] Previous 3 Erros que te Impedem de ter o Sistema de Organização Perfeito (para ti) […]
Demorei algum tempo a perceber o que funcionava comigo. Cai na tentação de imitar os outros, sem saber o que funcionava comigo. Excelentes dicas 😉
Tal e qual! Primeiro que se acerte… 😋
Obrigada, beijinhos 😘