

No mundo frenético em que vivemos, costumamos ouvir dizer que “tempo é dinheiro” – e na verdade acaba mesmo por ser. Como tal, devemos poupá-lo e geri-lo da melhor forma possível, para não desperdiçarmos tempo que nunca mais vamos recuperar em coisas que não merecem que o façamos. Por saber que nem sempre é fácil fazer a gestão do nosso tempo, especialmente para quem tem muitas coisas para fazer, decidi trazer-te hoje algumas sugestões de técnicas que podem ajudar-te a fazer esta gestão. Aqui ficam então 3 formas de gerires melhor o teu tempo…
3 Formas de Gerires Melhor o teu Tempo
POMODORO
Esta é uma das técnicas mais conhecidas por todo o mundo, e é também uma das que tem melhores “reviews”. A técnica Pomodoro consiste em trabalhar afincadamente numa tarefa durante 25 minutos, e fazer uma pausa de 5 minutos antes de repetir o processo. Ao fim de quatro Pomodoros, a pausa é maior, de cerca de 15 a 20 minutos.
O objetivo desta técnica é que nós estejamos 100% focados numa tarefa durante aqueles 25 minutos, sem distrações, para depois podermos relaxar durante uns minutos e fazer o que nos apetecer. Para quem quiser tirar o máximo partido desta técnica, existem apps que ajudam a cronometrar os teus Pomodoros, e algumas que até vos penalizam se saírem da app para procrastinar. A que eu mais uso é a Forest, na qual vamos construindo uma floresta e sempre que saímos de um Pomodoro sem ele terminar as nossas árvores morrem. Também podes fazer isso no teu computador utilizando a extensão para o Chrome, o que é melhor ainda!
Vê o vídeo: 5 APPS GRATUITAS QUE TODOS OS ESTUDANTES DEVIAM USAR
EISENHOWER MATRIX
Tens muitas tarefas para cumprir e não sabes por onde começar? Esta técnica de organização do tempo vai ajudar-te! Para decidir quais as tarefas a fazer primeiro, faz uma tabela com quatro quadrantes, como na imagem abaixo:
O primeiro quadrante destina-se a tarefas importantes e urgentes, o segundo a importantes mas não urgentes, o terceiro a não importantes mas urgentes, e o último a não importantes e não urgentes. Pega na tua lista de tarefas e começa a distribuí-las pelos quadrantes, tendo em conta a sua importância e urgência.
Deves sempre começar pelo primeiro quadrante, já que é o mais importante e urgente, e a partir daí ir fazendo as tarefas dos restantes quadrantes, por ordem decrescente de urgência e importância. Categoriza as tuas tarefas, e mãos à obra! 💪🏼
Lê também: COMO CRIAR O PLANNER IDEAL E ATINGIR PLANNER PEACE
TIME BATCHING
Esta técnica é uma das minhas preferidas, e uso-a sempre que é possível. Time batching é, muito simplesmente, o agrupamento de tarefas parecidas ou que têm de ser feitas num mesmo contexto em blocos de tempo. Dito assim, pode parecer confuso, mas vamos a um exemplo… Imagina que tens estas tarefas para fazer:
- levantar uma encomenda
- escrever um artigo
- rever um trabalho para entregar
- pagar uma fatura no Multibanco
- submeter um trabalho
- compras do mês
Se olharmos para estas tarefas, à primeira vista parecem pouco parecidas entre si. Porém, podem ser facilmente agrupadas consoante o seu contexto:
- Para fazer no computador: escrever um artigo, rever um trabalho para entregar, submeter um trabalho
- Para fazer na rua: compras do mês, levantar uma encomenda, pagar uma fatura no Multibanco
Idealmente, marcarias um bloco de tempo no teu calendário que fosse suficiente para fazer todas as tarefas no seu contexto específico. Porém, é provável que não seja possível fazê-las todas de seguida. Mas a ideia é tu agrupares as tarefas que são parecidas entre si para seres mais produtiva ao despachar todas elas no seu contexto específico.
Uma das alturas em que eu mais uso esta técnica, para além das tarefas relacionadas com o computador, é quando tenho tarefas para fazer que requerem o uso de uma impressora. Eu tenho a impressora guardada num móvel, e a vontade de a tirar constantemente desse móvel é praticamente nula. Então, o que eu decidi fazer foi dedicar um bloco de tempo específico em que eu despacho tudo o que são impressões, fotocópias, ou digitalizações, e não me preocupo mais com isso até ter acumulado mais três ou quatro tarefas relacionadas com a impressora. Parece-te bem? Analisa as tuas tarefas e força nisso! 💪🏼
E chegámos ao fim deste artigo sobre algumas das formas como podes gerir melhor o teu tempo. Espero muito que estas dicas te sejam úteis, e que te ajudem a ser mais produtiva daqui em diante – bom trabalho!
ACHASTE ESTE ARTIGO ÚTIL? GUARDA-O NO PINTEREST!
Muito bom post. A segunda dá muito jeito para organização, planeamento e gestão de tempo, que é muito importante em qualquer trabalho. Já tinha ouvido falar da primeira mas não sabia a fundo do que se tratava e a última não conhecia de todo pelo que adorei as tuas dicas.
Olá Andreia, muito obrigada pelo teu comentário! Fico contente por saber que gostaste do post e que as dicas te foram úteis.
Beijinhos e bom trabalho 🥰💪🏼