

Num mundo cada vez mais focado no digital, é importante não perdermos o contacto com práticas analógicas e mais “tradicionais” – especialmente aquelas que nos são benéficas. Hoje venho falar-te de alguns benefícios do journaling, uma prática que tem sido cada vez mais estudada e está muito em voga neste momento. Vamos começar por falar sobre o que é esta coisa do journaling, e depois falaremos então sobre alguns dos seus benefícios. Tendo em conta que parte desta informação é baseada em estudos científicos, deixarei algumas referências no final deste post 😊
OS BENEFÍCIOS DO JOURNALING
O que é journaling?
Na prática, um journal é uma espécie de diário, que geralmente contém registos de coisas de carácter pessoal como reflexões sobre assuntos ou relatos de pensamentos, sonhos, etc. No fundo, nós usamos o journaling (isto é, o acto de escrever num journal) como um instrumento de auto-reflexão.
“Journal writing is a voyage to the interior.”
– Christina Baldwin
1. Reduz a ansiedade e depressão
Isto pode parecer inacreditável, mas é mesmo verdade! Apesar de journaling não substituir qualquer tipo de medicação ou tratamento, está cientificamente provado que cerca de 20 minutos desta prática diariamente diminuem os scores de depressão. Em relação à ansiedade, sabe-se também que o journaling ajuda a acalmar e aclarar a mente, despejar e projetar alguns pensamentos negativos, e aumenta a nossa noção daquilo que nos afeta mentalmente e dos nossos triggers.
“Then journaling provided me with an important outlet for the debilitating anxiety that had come to paralyze me at odd hours each day. And besides, I enjoyed it. It was fun to wake up every morning and spew a hurried black scrawl all over those straight blue lines.”
– Hayley Phelan
2. Promove a autodisciplina e criação de hábitos
O simples facto de tu definires uma altura do teu dia para dedicar ao journaling implica que sejas disciplinada o suficiente para cumprires essa “tarefa”. Caso contrário, a certa altura vais deixar andar e acabas por nunca mais pegar no caderno. O mesmo acontece com a criação de hábitos, intimamente ligada à autodisciplina – sem disciplina, nunca vais criar ou manter os hábitos que tanto queres implementar. Mas ao começares a encarar o journaling como esta prática tão saudável e positiva, vais também trabalhar a tua capacidade de autodisciplina e, quem sabe, talvez se torne muito mais fácil para ti criar hábitos no futuro.
3. Melhora a tua disposição
Se nunca experimentaste escrever num caderno o que te vai na alma ao final de um dia de trabalho ou logo de manhã, aconselho que o experimentes assim que puderes. O facto de despejares tudo o que te está a preocupar, incomodar ou entristecer para uma folha é realmente libertador e, regra geral, melhora exponencialmente a tua disposição. Eu falo por mim: quando estou em baixo, escrevo no meu journal e é como se estivesse a desabafar com alguém que me compreende a 200%. E acabo sempre a sentir-me melhor!
Lê também: COMO USAR A RODA DA VIDA PARA ATINGIR EQUILÍBRIO E PLENITUDE
E chegámos ao fim desta lista de vantagens desta coisa do journaling! Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e, principalmente, que te tenha deixado entusiasmada e curiosa para começar um journal. Caso já tenhas começado um anteriormente, experimenta voltar a pegar nele e depois conta quais os teus resultados! 😜
ACHASTE ESTE ARTIGO ÚTIL? GUARDA-O NO PINTEREST!


Referências