

Quer seja num café, no McDonald’s ou numa biblioteca pública, trabalhar fora de casa sabe sempre bem para mudar de ares. Eu falo por mim, que apesar de gostar muito do meu escritório, de vez em quando farto-me de estar sempre a trabalhar no mesmo sítio. Desde que comecei a dar aulas, tenho trabalhado em vários sítios – sendo o meu predileto o McDonald’s. Como vejo imensa gente a fazer o mesmo, e sinto que trabalhar fora de casa é tão produtivo, decidi trazer-te algumas dicas para trabalhares fora sem stresses e de forma eficiente. Vamos então à lista de 9 dicas para trabalhar fora de casa…
DICAS PARA TRABALHAR FORA DE CASA
1. Escolhe bem
Escolhe um sítio e uma hora relativamente calmos, para não seres prejudicada pela dinâmica de todos os que frequentam o sítio onde estás. Eu pessoalmente gosto de ter movimento à minha volta, mas não quando é em demasia. A chave é encontrar o equilíbrio!
2. Planeia com antecedência
Planeia e organiza tudo com antecedência: a última coisa que queres é chegar ao sítio escolhido e perceber que te falta qualquer coisa, ou que não consegues aceder a um ficheiro que é necessário. Tira 5 minutos para preparar o que precisas de levar e verificar se todos os ficheiros estarão ok e se terás acesso ao Wi-Fi.
3. Carrega as baterias
Carrega todos os dispositivos que vais usar no dia anterior, e não te esqueças dos carregadores! Se ficares sem bateria e não tiveres carregador, lá se vai a produtividade (isto se precisares de usar dispositivos, claro).
4. Os fones são autênticos salva-vidas
Usa fones e playlists de estudo/trabalho para não teres distrações a mais à tua volta. Por muito que se queira, não podemos controlar quem está à nossa volta, por isso pode acontecer alguém se sentar ao teu lado a falar ao telefone, ou mesmo chegar um grupo de amigos a conversar entre si que te vai distrair.
5. Consome sempre
Quando ocupamos espaço num estabelecimento, convém sempre consumir qualquer coisa, caso contrário os funcionários vão rogar-nos pragas – e com razão. Podes sempre pedir um café, mas aconselho a que peças algo mais substancial e que não custe cêntimos.
6. Atenção às redes públicas
A cibersegurança é muito importante, especialmente em redes públicas como a que provavelmente irás utilizar ao trabalhar fora de casa. Quando usas Wi-Fi público, há sempre o risco de alguém te hackear o computador ou outro dispositivo, e ter acesso aos teus ficheiros e informações pessoais. Se puderes, usa um VPN quando acederes a estas redes, ou pelo menos configura o teu dispositivo para usar sempre conexões seguras. Evita ao máximo aceder a informações importantes ou, por exemplo, ao homebanking quando estás conectada a uma rede Wi-Fi partilhada.
7. Não confies nos outros
Nunca confies em quem está à tua volta num estabelecimento público, e não contes que alguém vigie as tuas coisas se fores ao WC. A não ser que tenhas alguém a fazer-te companhia, leva os teus pertences mais “valiosos” quando precisares de ir ao WC, e deixa na mesa apenas as coisas mais irrelevantes e com menos probabilidade de serem roubadas – até convém deixar lá alguma coisa para não ficares sem o lugar.
8. Não sejas egoísta
Num estabelecimento, não ocupes mais espaço do que precisas para trabalhar. Se tu és só uma, evita ocupar mesas para quatro pessoas – a não ser que não haja mais nenhuma opção, aí não consegues resolver o assunto de outra forma.
9. Dá gorjeta
Se estiveres num café ou em algum espaço parecido, deixa gorjeta aos funcionários. Eles agradecem e tu sempre os compensas pelas horas que passaste no estabelecimento e pelo espaço que ocupaste 😋
Lê também: COMO SER PRODUTIVO EM CASA DURANTE A QUARENTENA
E chegámos ao fim desta lista de 9 dicas para trabalhar fora de casa que podes seguir quando te apetecer mudar de ares. Espero que estas dicas te ajudem e que consigas ser mega produtiva da próxima vez que fores trabalhar para um café! 😜
ACHASTE ESTE ARTIGO ÚTIL? GUARDA-O NO PINTEREST!

