

As listas são a forma mais fácil e intuitiva que nós temos para organizar. São uma óptima forma de organização, e indispensáveis para muita gente. Mas há listas mais relevantes que outras, e é disso que te venho falar. Hoje, partilho contigo as 5 listas que precisas de escrever para seres organizada daqui para a frente. Vamos a elas!
5 LISTAS QUE PRECISAS DE ESCREVER PARA SERES ORGANIZADA
1. ROTINA ‘GET YOUR SHIT TOGETHER’
Todas nós temos alturas em que precisamos de tirar um dia para nos organizarmos, tratarmos de nós, e tratar de uma data de assuntos pendentes. A youtuber Kalyn Nicholson batizou esses dias de ‘GYST days’ ou ‘Get Your Shit Together days’, porque realmente é para isso que eles servem. Quando nos sentimos perdidas, assoberbadas, e quando os dias passam e nós vemos que não estamos a dar conta do recado, precisamos de um GYST day.
E para que estes dias sejam mais produtivos e úteis, é muito útil termos uma rotina GYST escrita algures, para servir de referência e ser o nosso guia. Experimenta ter esta lista à mão, e quando tiveres um dia GYST, vais ver que te vai ajudar!
2. REGISTO DE PASSWORDS
Certamente já te aconteceu esqueceres-te de uma password quando precisas muito de entrar na tua conta. Todas nós temos várias passwords diferentes, normalmente uma variação da nossa password de eleição, e quando vamos fazer login na nossa conta, nunca sabemos qual é. E ninguém quer clicar no botão para recuperar a password, vá-se lá saber porquê!
Para te ajudar nestas situações, regista todas as tuas passwords num local seguro – atenção, se andas com o teu Bullet Journal de um lado para o outro, não convém nada teres a tua lista de passwords lá escrita! Faz uma lista com uma coluna para o site/app, o e-mail que usaste para te registares (se tiveres mais do que um endereço), e a password. Quando alterares alguma password, não te esqueças de atualizar a lista 😉
LÊ TAMBÉM: BULLET JOURNAL SEM IR À FALÊNCIA – MATERIAIS ACESSÍVEIS
3. MASTER TO-DO LIST
Uma das listas que mais consulto é a minha Master To-Do List – isto é, a mãe de todas as listas de tarefas. Eu divido esta lista ou por categorias (ex.: pessoal, trabalho, redes sociais), ou por prazo de conclusão (ex.: uma semana, um mês, três meses, seis meses). Assim, tenho uma lista gigante de todas as tarefas a fazer nos próximos tempos, e posso consultá-la para definir quais as tarefas que vou fazer em cada semana.
4. LISTA DE OBJETIVOS
Ter objetivos e não os escrever é um grande erro. Escrever torna aquele objetivo real, e faz com que sintas que é real e possível de alcançar. Podes até dividir a tua lista em colunas para objetivos a curto, médio, e longo prazo.
No início de um novo ano, ou seja qual for a altura em que decidas estabelecer um objetivo, faz questão de escrever o objetivo e os passos que precisas de tomar para o alcançar. E não te esqueças de revisitar essa página para te relembrares dos objetivos que definiste e avaliares se estás num bom caminho.
5. PLANEAMENTO DE REFEIÇÕES E COMPRAS
Por último, sugiro que comeces a fazer uma lista de todas as refeições que vais fazer para a semana (ou mês), e daquilo que precisas de comprar para as fazer. Nos tempos que correm, é importante gerir bem as finanças, e todos sabemos que se gastam rios de dinheiro em refeições, maioritariamente por falta de planeamento. Ao planeares as refeições e compras com antecedência, a probabilidade de teres de encomendar jantar ou ir almoçar fora será muito mais reduzida.
E chegámos ao fim deste artigo sobre as 5 listas que precisas de escrever para seres organizada. Desde que comecei a incluir algumas destas listas no meu sistema de organização, tenho notado a diferença – e espero que resulte para ti também.
Já escreveste alguma destas listas? Diz-me nos comentários as tuas listas indispensáveis!
GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!


