

Com a entrada do novo ano, começam a surgir os nossos desejos e objetivos. Nesta época, é muito comum definirmos e imaginarmos aquilo que queremos atingir no novo ano. Porém, todos sabemos que a maioria dessas metas nunca chegam a ver a luz do dia, por várias razões. Uma das razões mais comuns é a forma (errada) como estabelecemos objetivos, já que não seguimos nenhum método. Basicamente, o que fazemos é dizer “no próximo ano, quero fazer isto”, mas nem sequer pensamos nos passos que precisamos de dar para lá chegar. Isto é meio caminho andado para não acontecer nada do que queríamos que acontecesse! Para combater este problema, venho explicar-te como definir objetivos SMART, que podem ser a chave para conseguires concretizar os teus desejos de Ano Novo.
COMO DEFINIR OBJETIVOS SMART
Comecemos por explicar esta coisa dos objetivos SMART — são objetivos definidos com respeito à sigla S.M.A.R.T., que inclui os seguintes aspetos…
S
Specific – Específicos
Deves ser o mais clara e específica possível na definição dos teus objetivos. Assim, é muito mais fácil visualizar o teu objetivo e perceber quais os passos que precisas de dar para o alcançar.
M
Measurable – Mensuráveis
Se estabeleces um objetivo, tens de encontrar formas de medir o seu sucesso – de outra forma, como podes saber se estás num bom caminho para o cumprir? Por exemplo: se queres ter sucesso no teu percurso académico e entrar no teu curso de sonho, qual a média que deves conseguir alcançar?
A
Achievable – Alcançáveis
Sonhar é bom, mas deves evitar sonhar demasiado alto. Por exemplo, se ganhas 900€ por mês, em princípio não podes ambicionar juntar 10,000€ num ano com base nesse rendimento. Porém, talvez possas fazer as contas e ver qual é o valor que consegues poupar todos os meses e juntar. O importante aqui é ser realista 😉
R
Relevant – Relevantes
Também é importante ter em conta a relevância do teu objetivo. Para além de ser importante que tenha relevância para os teus valores e para a tua vida em geral, também deve estar de acordo com os teus objetivos mais gerais e a longo prazo.
T
Time-bound – Definidos no tempo
Por último, o teu objetivo deve estar bem definido no tempo. Atribui-lhe uma data, seja de início ou de fim, e assim será muito mais fácil definir o que deves fazer até essa data para que o teu objetivo seja atingido. Pessoalmente, acredito que tudo o que queremos fazer fica mais fácil e menos assustador se dermos pequenos passos todos os dias.
Tendo em conta os aspetos que devem ser contemplados pelos teus objetivos, vamos a um exemplo prático:
Imaginemos que, em 2021, tu queres criar um podcast porque gostas muito de ouvir podcasts e queres experimentar criar algo teu. Vamos à sigla:
S (Específico) – Vais criar um podcast sobre que tema? E direcionado para que público?
M (Mensurável) – Quantos episódios vais lançar por semana? E quantos ouvintes queres ter por mês?
A (Alcançável) – Tens o equipamento necessário para gravar um podcast? E editor de áudio? O teu espaço de trabalho tem boa acústica?
R (Relevante) – Qual é a relevância deste podcast na tua vida? E na vida de quem o vai ouvir? De que forma é que o podcast vai beneficiar-te? Está de acordo com os teus valores?
T (Definido no tempo) – Qual é a data de lançamento deste teu projeto? Se não lhe atribuíres uma data, vais adiar e adiar… Com base na data, podes definir pequenos passos a dar em cada dia para ficares cada vez mais perto de atingir o teu objetivo.
Posto isto, espero ter-te convencido a deixares de traçar objetivos vagos que não passam de desejos, e ter-te mostrado que estabelecer objetivos claros e com sucesso não tem de ser uma dor de cabeça se seguires a “fórmula” que partilhei acima.
Deixo-te com uma frase que transmite muito bem aquilo que partilhei contigo hoje…
Lê também: 3 FORMAS DE GERIRES MELHOR O TEU TEMPO
Já começaste a definir os teus objetivos para o novo ano? Conta-me nos comentários o que queres alcançar!
ACHASTE ESTE ARTIGO ÚTIL? GUARDA-O NO PINTEREST!