

Na primeira quarentena partilhei algumas dicas de organização e produtividade dedicadas a quem estava em teletrabalho. Com o novo confinamento, voltei a estar em casa 24h por dia, apesar de ser em circunstâncias diferentes. No ano passado, trabalhava presencialmente e no resto do tempo estava em casa a escrever a minha tese. Isso significava que não tinha propriamente um horário a cumprir em casa, e também fazia com que eu saísse mais vezes à rua. Desta vez, estou em teletrabalho, por isso o contexto é um pouco diferente. Com base nesta nova experiência, comecei a refletir e acabei por juntar mais algumas dicas para partilhar contigo. Vamos a isso? Aqui ficam mais 5 dicas sobre como ser produtiva em teletrabalho.
COMO SER PRODUTIVA EM TELETRABALHO
1. MANTÉM-TE ATIVA
Uma das coisas que tenho notado ao estar em casa 24 sobre 24 horas é que o sedentarismo se instala muito rapidamente. Eu estou habituada a andar de um lado para o outro, de sala em sala todo o dia para das as minhas aulas. Parecendo que não, são kilómetros que se andam ao fim de uma semana. E, de repente, estou sentada na minha secretária durante horas e horas a fio quase sem me mexer. Isto quebra muito o ritmo do corpo, e por isso comecei a notar-me mais pesada e com fadiga. Por isso, o que te aconselho é que mantenhas uma rotina, por mais simples que seja, que inclua algum exercício físico. Pode ser o famoso “passeio higiénico”, uns minutos a andar de bicicleta, ou até um workout de 10 minutos. O que interessa é que te mexas diariamente para quebrar o horror que é estar 8 ou 9 horas sentada a olhar para um computador.
2. FALA COM OUTRAS PESSOAS
Não sei quanto a ti, mas eu sinto muito a falta de conviver com os meus colegas e amigos. Por vezes, ligo para os meus colegas (ou eles para mim) para desabafar ou simplesmente para falar de coisas aleatórias, e isso mata parcialmente as saudades que eu tenho de estar com eles. E o mesmo acontece com os amigos, com quem falo várias vezes ao telefone ou em videochamadas. É a única forma de matar saudades das pessoas com quem costumas conviver em situações normais e, pessoalmente, acho que me ajuda a manter o que resta da minha sanidade mental…
LÊ TAMBÉM: COMO SER PRODUTIVA EM CASA DURANTE A QUARENTENA
3. NÃO VÁS LIMPAR O PÓ
Esta é para aquelas pessoas que arranjam qualquer pretexto para procrastinar quando não lhes apetece fazer uma tarefa – nem que seja o pó que está na prateleira! Eu também sou culpada disto, porque quando a tarefa não me interessa ou é aborrecida, eu tendo a dispersar. Mas há uma forma de combater isto! Apesar de este pensamento não ser muito positivo, a verdade é que quanto mais depressa fizermos a tarefa que não nos apetece fazer, mais depressa nos livramos dela. É o mindset ideal? Não. Mas resulta? Na maioria das vezes, sim!
4. REPLICA A TUA ROTINA HABITUAL
Provavelmente a dica mais valiosa que te posso dar: mesmo estando em casa, tenta ao máximo fazer o que farias se não estivesses em confinamento. Quando as aulas online começaram, toda a minha rotina foi corrompida, e eu confesso que desmotivei num ápice. Comecei a levantar-me mais tarde do que era normal, a estar sempre em cima da hora para fazer tudo, etc. De forma geral, fiquei desorganizada e sem motivação. E quando dei por isso, decidi que tinha de dar uma volta à coisa. Então, passei a cumprir a minha rotina normal, e a ter tempo para tomar o pequeno-almoço, escolher a roupa e vestir-me, fazer a rotina de skincare, tratar de emails, etc. Tudo isto antes de começar a trabalhar. E agora estou bem mais feliz e motivada, e com muito mais energia! Se sentes que não estás a conseguir ter bons resultados em teletrabalho, experimenta replicar a tua rotina, ou adaptá-la de forma mais adequada ao contexto, e vais ver que vais ficar mais motivada 😉
5. VÊ O LADO COR DE ROSA
A última dica pode parecer tola, mas é também importante. Tendo em conta a situação horrível que estamos a passar, com pessoas doentes e a morrer todos os dias à conta deste vírus, por vezes é bom ver o lado cor de rosa. Para ti, a parte “positiva” do confinamento pode ser o facto de o teu chefe já não te chatear tanto, ou o tempo que poupas por já não ires de transportes para o trabalho. Para outras pessoas, se calhar é não terem de aturar aquele colega chato que está sempre a ver se as lixa de alguma forma, ou então o dinheiro que poupam em refeições e combustível. Mesmo no meio de uma situação tão má, talvez haja algo de positivo a que nos possamos agarrar – e é isso que te aconselho a fazer! Agarra-te às coisas “positivas” para conseguires encarar a situação da melhor forma possível e tornar este confinamento menos miserável.
E chegamos ao fim desta lista de 5 dicas que queria partilhar contigo para saberes como ser produtiva em teletrabalho. Esta nova perspetiva fez-me encarar o confinamento com outros olhos, por isso achei que era importante trazer-te estas dicas extra para juntar às que tinha partilhado por aqui em 2020 😉
E tu, como estás a lidar com o confinamento e teletrabalho? Se tiveres mais dicas, não te esqueças de as partilhar nos comentários!
GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!


COMO SER PRODUTIVA EM TELETRABALHO