

Com a entrada da segunda metade do ano, é altura de começarmos a rever tudo o que fizemos até agora e fazermos ajustes e alterações. Uma das coisas que gosto de rever nesta altura é a lista de objetivos – gosto de avaliar se estou no bom caminho e se aquele objetivo ainda faz sentido para mim. Normalmente, vejo também quais os hábitos que quero implementar na segunda metade do ano. Para te dar algumas ideias, hoje venho partilhar contigo 7 hábitos para começar até ao final do ano.
7 HÁBITOS PARA COMEÇAR ATÉ AO FINAL DO ANO
1. Beber água com regularidade durante o dia
Todos sabemos da importância de beber água durante o dia, mas poucos o fazemos. Este é um dos hábitos mais benéficos que podes começar, por isso, aproveita a entrada do novo semestre para o fazer!
2. Morning pages
Já falei por aqui dos benefícios do journaling para a nossa saúde mental, por isso não podia deixar de recomendar que comeces este hábito o quanto antes. Uma das formas mais terapêuticas de journaling são as famosas morning pages, que consistem em escreveres tudo o que te vai na alma todas as manhãs — de preferência, antes de fazeres qualquer outra coisa.
3. Fazer revisões semanais
Segundo David Allen, o criador do método GTD, devemos fazer uma revisão semanal para perceber tudo o que ficou pendente e o que pode ser delegado ou arquivado. Para te ajudar nesta tarefa, criei um guia passo-a-passo que te explica tudo o que precisas de fazer, e quais as perguntas que deves fazer para refletires acerca da semana.
DESCARREGA AQUI O TEU GUIA GRATUITO
4. Deixar as tecnologias pelo menos 1h antes de ir dormir
Já foi provado que estar em contacto com tecnologias — sejam elas smartphones, computadores, ou televisões — interfere com o nosso sono. Ao estarmos em contacto com ecrãs antes de ir dormir, estamos a estimular o nosso cérebro precisamente na altura em que devíamos acalmar os pensamentos e começar a “desligar”, por assim dizer. Por isso, estabeleci o objetivo de ir reduzindo gradualmente o tempo que passo a olhar para ecrãs em geral, mas particularmente 1 a 2 horas antes de ir dormir. Juntas-te a mim?
5. Visitar e reescrever a lista de objetivos
Não te serve de nada estabeleceres objetivos se não os revisitares e analisares regularmente para saberes se os estás a cumprir ou não. Uma boa prática é reescrever todos os objetivos, estilo Bart Simpson, com a regularidade que achares pertinente. Penso que o ideal seria semanalmente, mas também podes optar por fazê-lo diariamente ou de x em x dias.
6. Hidratar a pele
Tal como a hidratação do corpo, a hidratação da pele é extremamente importante. Pessoalmente, tendo a esquecer-me de hidratar a pele depois do banho, e mesmo de hidratar a pele das mãos. Por isso, este semestre, decidi começar este hábito. Para ter a certeza de que não me esqueço, adicionei-o ao meu habit tracker no Notion, que visito diariamente para picar os hábitos que fiz durante o dia.
7. Começar o dia com uma to-do list invertida
Já falei deste conceito no meu Instagram, mas nunca partilhei a técnica da to-do list invertida por aqui. Basicamente, a to-do list invertida é uma lista do que já fizeste, e não do que tens para fazer. Esta prática é muito positiva porque em vez de começares o teu dia de trabalho com uma lista enorme de coisas por fazer que te deixa assoberbada, começas por escrever o que já fizeste — e é claro que isso te motiva!
Imagina este cenário: de manhã, quando vais começar o teu dia de trabalho, quantas coisas já fizeste? Se calhar, já fizeste a cama, já tomaste o pequeno-almoço, já preparaste os teus filhos para a escola, ou já fizeste um pequeno treino para manteres a linha. Se já fizeste estas coisas, porque não escrevê-las na lista do dia? Afinal, são tarefas na mesma, e começas logo a trabalhar com outra disposição! Experimenta e conta-me nos comentários se fez diferença no teu dia de trabalho.
E chegámos ao fim desta lista de 7 hábitos para começar até ao final do ano — vais adotar algum destes hábitos? Quais são os hábitos que gostarias de começar? Conta-me tudo nos comentários!
GOSTASTE DESTE ARTIGO? GUARDA-O NO PINTEREST!



Nunca tinha ouvido falar na To-do-list invertida e gostei muito da ideia! Vou mesmo experimentar 😋 gosto muito dos teus posts! Beijinhos
Olá Raquel 😁 Espero que resulte para ti como resulta para mim! Obrigada e beijinhos 😘