

5 estrelas•ficção literária•mistério•resenha
Review: A História Secreta de Donna Tartt
July 17, 2021📍 Estados Unidos
Título: A História Secreta (The Secret History)
Autor: Donna Tartt
Editora: Penguin
Ano de publicação: 1992
Páginas: 629
Páginas: 629
Onde comprar (portes grátis): Wook & Bertrand*
Há muito tempo que queria ler algo de Donna Tartt, mas adiava constantemente esse plano por considerar que os seus livros requereriam a minha total atenção. No entanto, apesar de andar bastante atarefada, acabei por me atirar de cabeça há uns dias — e não me arrependi.
Em A História Secreta, seguimos Richard, um jovem originalmente da Califórnia que se muda para Vermont para estudar. Amante das culturas clássicas, consegue um lugar na exclusiva turma de Grego Antigo, onde conhece as restantes personagens “principais” — Henry, Charles, Camilla, Bunny, e Francis. Os seis desenvolvem uma relação de amizade invejável, e aos poucos vamos conhecendo mais das personagens e das suas vidas para além do contexto académico.
Este livro é, tecnicamente, aquilo a que se chama de murder mystery, mas a sua estrutura não é a tradicional. Na verdade, sabemos logo no prólogo quem é que matou quem — só não sabemos as circunstâncias. Assim que lemos o prólogo, começamos a perguntar-nos “mas porque é que o mataram? E como? Será que foram apanhados?”, e Donna Tartt vai revelando as respostas no desenrolar da história. E é incrível como nós sabemos o que aconteceu, mas a autora ainda assim consegue criar suspense e uma aura de mistério que me deixou bastante presa à leitura. Aconselho que vejam esta entrevista em que a autora explica um pouco da sua visão de suspense, que é fascinante:
Senti-me muito embrenhada na história, apesar de ter havido uma ou outra altura em que não queria pegar no livro por medo do que iria acontecer. As últimas 150-200 páginas do livro são bastante tristes, e a incerteza do que viria a acontecer deixou-me receosa. Em caso contrário, teria terminado este pequeno “monstro” de 600 páginas em menos de nada.
Tendo lido o texto original, devo dizer que a escrita de Donna Tartt é bastante erudita, e o seu vocabulário muito rico, não sendo esta uma leitura adequada para principiantes da língua inglesa. É também uma escrita algo misteriosa, tal como referi anteriormente, mesmo que o leitor já saiba à partida o que aconteceu. As suas personagens são riquíssimas, com muita profundidade e bastante bem construídas. Adorava que estas personagens existissem, e que eu pudesse estudar Grego com elas!
Concluindo, esta é uma leitura cheia de suspense, com uma aura misteriosa e uma escrita riquíssima, e com um leque de personagens que todos vão gostar de acompanhar. Vou, sem dúvida, continuar a ler a obra da autora!
Avaliação
Ritmo - 95%
Enredo - 100%
Personagens - 100%
Escrita - 100%
99%
Uma leitura cheia de suspense, com uma aura misteriosa e uma escrita riquíssima, e com um leque de personagens que todos vão gostar de acompanhar. Vou, sem dúvida, continuar a ler a obra da autora!
Obrigada por visitarem o blog,
Até ao próximo post! ♡
*links de afiliado