

4 estrelas•fantasia•jovem adulto•lgbt•resenha•romance
A Casa no Mar Cerúleo de TJ Klune
May 30, 2022📍 Estados Unidos da América
Título: A Casa no Mar Cerúleo
Autor: TJ Klune
Editora: Desrotina
Ano de publicação: 2022
Nº de páginas: 400
Comprar o livro: Wook & Bertrand*
SINOPSE
Linus, uma espécie de assistente social obcecado com regras e protocolos, trabalha para um departamento que cuida de crianças com poderes. O trabalho de Linus é ir aos “orfanatos” onde estão as crianças em questão para avaliar as condições em que vivem e ajudar o departamento a decidir se os mantêm abertos ou não. Um dia, recebe uma missão misteriosa. Pega na sua gata e vai para um orfanato que fica numa ilha, onde estão hospedadas várias crianças especiais – uma delas, o Anticristo. Ao passar tempo com estas crianças, Linus põe de parte os seus medos e preconceitos e começa a ver as coisas de forma diferente. No final da sua estadia, vê-se obrigado a tomar uma decisão: fechar o orfanato, ou deixar que continue em funcionamento.
RESENHA
Tecnicamente, tendo em conta a sinopse, este não seria o meu tipo de leitura. No entanto, com tantas boas reviews, decidi dar-lhe uma oportunidade. Esta é uma história que fala sobre aceitação, preconceito, e sobre a família que nós escolhemos. É muito fácil conseguirmos relacionar-nos com estas personagens, e eu acabei por me rever um pouco em todas elas.
As crianças que vamos conhecendo em A Casa no Mar Cerúleo são muito diferentes entre si. Temos um gnomo, uma fada da floresta, uma serpe, um miúdo que se transforma num lulu-da-pomerânia quando tem medo, uma bola verde amorfa, e o Anticristo. Todas estas crianças são assustadoras ao início mas, à medida que Linus as vai conhecendo melhor, vai percebendo que muito do medo que sente delas vem de um preconceito criado pela sociedade, e não das ações praticadas pelas crianças. Linus começa então a questionar as suas crenças, os seus ideais, e até a sua conduta no trabalho.
A home isn’t always the house we live in. It’s also the people we choose to surround ourselves with.
Este livro tem uma atmosfera aconchegante, que nos enche o coração. Ao longo da história, vamos criando uma ligação com todas as crianças da ilha Marsyas e gostando cada vez mais delas e das suas peculiaridades. Há também uma vertente romântica nesta história, já que existe um casal homossexual (de adultos) que está muito tímido ao início, mas depois acaba por perceber que há ali uma química muito grande.
Além das crianças e da desconstrução da sua fama monstruosa, há outra vertente muito interessante neste livro. À medida que vamos lendo, Linus vê-se obrigado a largar a sua obsessão com regras, protocolos, e ideais e a analisar melhor o que está à sua volta. Esta evolução da personagem principal não só é adorável, como acaba por ser um incentivo para nós fazermos o mesmo. A mensagem de amor, aceitação, e luta contra o preconceito são o ponto fulcral deste livro, e só por isso já devia entrar nas nossas TBRs.
Avaliação
Enredo - 85%
Ritmo - 80%
Personagens - 90%
Escrita - 85%
85%
Uma leitura aconchegante que explora temas importantes como o amor, a aceitação, e a luta contra o preconceito. A história fofinha aquece-nos o coração!
Obrigada por visitares o blog,
Até ao próximo post! ♡
*links de afiliado
Tô amando o livro
Que bom!! Espero que seja uma leitura 5 estrelas 😁