[…] Compra o livro aqui | Lê a review aqui […]

📍 Canadá
Título: Cada Verão Passado
Autor: Carley Fortune
Editora: Topseller
Ano de publicação: 2022
Páginas: 320
Percy é editora numa revista de viagens, mas o que ela gosta mesmo de fazer é escrever. Um dia, recebe uma chamada de Charlie, um amigo da sua adolescência, que lhe conta que a sua mãe faleceu e que achou que Percy quereria vir ao funeral. Sue foi uma espécie de segunda mãe para Percy, por isso ela faz as malas e vai para Barry’s Bay, onde não ia há mais de 10 anos. Lá, viveu os melhores verões da sua vida com Charlie, Sue, e claro, Sam. Rever Sam após tudo o que se passou é algo que deixa Percy completamente em pânico, mas ela sabe que tem de o fazer, nem que seja para que lhe possa contar toda a verdade sobre o que aconteceu há 12 anos.
Quem viu a minha TBR de junho sabe que este livro não estava no meu radar mas, assim que o descobri e vi as reviews, soube que tinha que o ler. Cada Verão Passado é aquele livro que grita verão, desde o título à capa e ao enredo. Fala-nos sobre os seis verões que Percy e Sam passaram juntos, saltitando entre o passado e o presente para nos ir revelando tudo o que aconteceu.
A forma como a autora escreveu esta história é incrível e muito bem estruturada. É viciante e não nos deixa parar de pensar na história. Deixa-nos pendurados mesmo na altura em que algo vai ser revelado, mas não é irritante — pelo contrário, eu fiquei admirada e a pensar “wow, esta senhora sabe escrever”. Adorei ver a perspetiva da personagem principal atualmente, e quando era adolescente, e perceber como ela foi crescendo e mudando a sua forma de pensar e ver o mundo.
Este livro fez-me lembrar a série O Verão em Que Me Apaixonei de Jenny Han, que eu ADOREI quando a li há anos. A história é muito parecida porque em ambos os livros a personagem principal vai passar os verões a um lugar perto da água, onde conhece dois irmãos que vivem com a sua mãe e acaba por se apaixonar. O que mais distingue estas histórias é a maturidade e o intervalo temporal, já que em Cada Verão Passado vemos a protagonista já em adulta e passados imensos anos sem se dar com os irmãos.
A forma como as personagens lidam com os seus erros neste livro é bastante frustrante, porque acabam todos por ignorar as situações e fingir que nunca aconteceram. Do género, se não falarmos do assunto, é como se nunca tivesse acontecido. Então, nem falam dos assuntos, nem falam uns com os outros. Essa parte deixou-me um pouco irritada, mas depois acabei por perceber melhor as razões que os levaram a fazê-lo e a forma como lidaram com os assuntos uma década depois. Foi outro momento em que se viu o crescimento das personagens.
O romance neste livro é muito querido ao início, e depois a coisa fica negra, o que nos faz ficar de coração nas mãos. Este é precisamente o tipo de livro que me deixa viciada, com personagens que me prendem, enredos interessantes, e algum drama à mistura. Só não terminei o livro num dia porque não tive mesmo tempo para o fazer. Mas devorei a segunda metade do livro num só dia porque estava mesmo investida na história e queria saber o que tinha acontecido no passado e o que iria acontecer agora. Uma leitura PERFEITA para o verão, e arrisco também recomendar a quem está numa reading slump.
Obrigada por visitares o blog,
Até ao próximo post! ♡
*links de afiliado
[…] Compra o livro aqui | Lê a review aqui […]
[…] já que é super falado nas redes sociais e comparam-no a outros livros de que gostei (por exemplo, Cada Verão Passado). Foi uma leitura bastante viciante, eu não queria parar de ler. Pus-me a ouvir o audiobook […]