

📍 EUA
Título: Punk 57
Autor: Penelope Douglas
Editora: Quinta Essência
Ano de publicação: 2022
Páginas: 394
Comprar o livro: Wook & Bertrand*
A HISTÓRIA
Ryen e Misha foram escolhidos para serem penpals quando eram crianças, e nunca deixaram de falar e desabafar um com o outro através das suas cartas. Ambos têm problemas familiares e acabam por ser o apoio um do outro ao longo dos anos. Ryen, agora adolescente e a frequentar o secundário, fica desolada quando percebe que Misha deixou de lhe escrever. Sente-se abandonada e, como se isso não fosse suficiente, há um novo rapaz no liceu que lhe faz a vida num inferno. Goza com ela, humilha-a em frente a toda a gente, e é bem capaz de ser o autor das mensagens ofensivas que têm aparecido por toda a escola. Ryen vê-se perdida e sem poder desabafar com o seu melhor amigo.
A OPINIÃO
Punk 57 fala-nos de duas personagens que não se conhecem pessoalmente mas comunicam por carta desde crianças. É uma premissa interessante que dá muito espaço à autora para desenvolver a história da forma que quiser. Este é um mix de enemies to lovers e friends to lovers, o que tornou a história um pouco mais interessante e diferente do que tenho lido.
A história desenrola-se devagar demais para mim, e eu só comecei a ficar mais interessada no que se passava a partir da primeira metade do livro. Há partes em que não acontece nada de interessante ou relevante, tornando a leitura aborrecida. Em contraste, há também alturas em que acontece muita coisa.
Esta leitura foi diferente do que esperava, até porque não me tinha apercebido de que o romance tinha assim uns laivos de bullying. Houve partes em que isso me chateou, já que não é o meu tipo de história predileto. Prefiro que os meus romances sejam fofinhos e cheios de boas vibes 🤪 No entanto, sei que há muitas pessoas que gostam de alguma brutidão nos seus livros, por isso fica aqui a recomendação!
Vermo-nos um ao outro, onde vivemos, conhecer pessoas de quem o outro fala nas nossas cartas iria arruinar o mundo que criámos.
Não fiquei fã dos poemas nem das letras de músicas que vão aparecendo ao longo da história. Além de não ser algo que eu goste em geral, penso que o facto de não ter lido na língua original também teve influência. Achei que estes textos eram juvenis e não tinham grande interesse. No entanto, tendo em conta que as personagens são adolescentes, acaba por ser expectável que tenham atitudes infantis e dramas de liceu. Eu é que estou a ficar velha demais para isso 😂
Algo que me agradou foi o facto de o livro ser contado de dois pontos de vista – o do Misha, e o da Ryen. Eu gosto muito de ler romances da perspectiva do homem, o que normalmente só acontece quando os autores lançam um romance ou uma novela à parte, focada apenas no homem. Aqui, temos sempre as duas perspectivas, algo que me fez gostar mais desta leitura!
Quem gosta de livros com sexo, vai gostar deste. Não há tantas cenas que o resto das história fique ofuscado, mas ainda são algumas ao longo da leitura. Nem sempre são as mais realistas, mas gostei destas partes picantes que, se repararem, acabaram por aumentar a minha cotação do livro.
Gostaria de terminar ao agradecer à editora, Quinta Essência, por me ter enviado este livro para resenhar aqui no blog. Muito obrigada 💕
Avaliação
Enredo - 70%
Ritmo - 50%
Personagens - 50%
Escrita - 55%
🌶🌶🌶 - 70%
59%
Uma leitura diferente do que esperava, com partes boas e outras não tão boas. Recomendo a quem goste de cenas picantes 👀 e de bully romance 💌
Obrigada por visitares o blog,
Até ao próximo post! ♡
*links de afiliado