

📍 EUA
Título: Quando Éramos Mentirosos
Autor: E. Lockhart
Editora: Asa
Ano de publicação: 2014
Páginas: 312
Comprar o livro: Wook & Bertrand*
A HISTÓRIA
Cadence, uma adolescente da abastada família Sinclair, passa todos os verões com os seus tios, avós, e primos numa ilha privada. Os verões são a melhor parte de todos os anos, onde se diverte e apaixona. Mas, no verão quinze, tudo muda. Após um acidente, Cadence vê-se obrigada a tomar medicamentos para as suas enxaquecas e apercebe-se de que a sua memória tem falhas. Na verdade, lembra-se de pouquíssimos detalhes do acidente — e toda a gente à sua volta parece estar a esconder-lhe a verdade…
A OPINIÃO
Há anos que ouço falar deste livro e do seu twist inesperado — mas nunca esperei que me fosse surpreender tanto. De todos os cenários possíveis, este nem sequer me passou pela cabeça. A autora prende-nos às personagens e à sua história e, quando damos por ela, estamos quase a terminar o livro e com a cabeça a explodir.
Adorei a forma como a autora foi contando a história e revelando pequenos detalhes à medida que a narrativa avançava. Muitas das coisas que não faziam sentido antes fizeram todo o sentido no final, deixando-me pensativa e a ligar todos os pontos. Algo que achei que podia estar melhor é o ritmo, já que por vezes a história fica um pouco lenta. No entanto, quando estes momentos mais parados passam, voltamos sempre às peripécias dos Sinclair.
A protagonista, Cadence, é um pouco melodramática e tem síndrome da coitadinha, mas a verdade é que é a narradora perfeita para esta história. É aquilo a que se chama unreliable narrator, ou seja, uma narradora em quem não se pode confiar, já que toma calmantes e tem falhas de memória. Isso faz com que não possamos fiar-nos no que ela acredita ou naquilo que diz lembrar-se. Adoro narradores assim! Perfeitos para thrillers 🙌🏼
Um dos focos desta história é a família aristocrática de Cadence, os Sinclair. O avô, patriarca e dono de toda a fortuna, manipula e é manipulado, tudo por dinheiro e poder. Foi muito interessante ver a família a lutar entre si por interesse e, especialmente, a competição entre irmãs pela aprovação do pai. Os valores à antiga que o pai tanto lhes impôs acabam por ser revelados, bem como o falhanço de todas ao tentar pôr esses valores em prática. Uma desgraça para os Sinclair!
Em suma, está é uma leitura perfeita para quem gosta de um pouquinho de mistério nas suas leituras. É óptima para o verão, já que se passa maioritariamente nesta altura do ano, e tem toda a atmosfera de ilha e férias. Adorei! 👌🏼
Avaliação
Enredo - 100%
Ritmo - 90%
Personagens - 85%
Escrita - 90%
91%
Uma leitura de verão que inclui mistério, dramas familiares, e um plot twist incrível!
Obrigada por visitares o blog,
Até ao próximo post! ♡
*links de afiliado