

📍 EUA
Título: Isto Acaba Aqui
Autor: Colleen Hoover
Editora: Topseller
Ano de publicação: 2017
Páginas: 336
Comprar o livro: Wook & Bertrand*
A HISTÓRIA
Lily acaba de se mudar para Boston onde, ao acaso, dá de caras com Ryle, um neurocirurgião atraente, rico, e inteligente. Tudo parece perfeito, mas ambos guardam segredos que, por vezes, culminam em situações muito más. Lily lembra-se das interações entre os seus pais que acabavam esquecidas com base em pedidos de desculpa esfarrapados, percebendo as semelhanças com a sua própria relação. O seu instinto indica que deve fugir e acabar com a situação, mas o seu coração não parece estar de acordo… Será que Lily conseguirá quebrar o ciclo?
A OPINIÃO
Devo dizer que estou surpreendida com o quanto eu gostei deste livro. Eu sabia que a probabilidade de gostar era elevada, mas com um livro que tem tanta hype, comecei a ler com algum medo de me desapontar. Mas o que aconteceu foi que fiquei com alguma pena de não ter lido este livro logo quando me foi oferecido, algures em 2017. Por outro lado, acho que não teria tido maturidade para ler este livro, assimilar tudo o que nele acontece, e refletir como fiz ao lê-lo agora.
Just because someone hurts you doesn’t mean you can simply stop loving them. It’s not a person’s actions that hurt the most. It’s the love. If there was no love attached to the action, the pain would be a little easier to bear.
Pela sinopse, já devem ter percebido que Isto Acaba Aqui fala sobre relações tóxicas, violência doméstica, trauma, entre outros. A autora trata também temas como ciúmes, abuso emocional, e ciclos geracionais. É um livro pesado, mas que ao mesmo tempo nos aquece o coração em alguns momentos. Temos um pouco de tudo: romance, família, amizade e diversão. Mas, por outro lado, também temos todas as coisas que já mencionei. Algo que me surpreendeu pela positiva foi o facto de a autora ter incluído a temática das pessoas sem-abrigo nesta história, o que não é comum em romances. A forma como isso é incluído no livro e entrelaçado na história não só é fascinante e revoltante, como transmite um sentimento de compaixão enorme, deixando-nos muito orgulhosos da protagonista.
In the future . . . if by some miracle you ever find yourself in the position to fall in love again . . . fall in love with me.
Tendo noção da temática abordada por este livro, eu já sabia o que esperar. Sabia que a coisa ia dar para o torto, só não sabia como, quando, ou porquê. Ainda assim, Colleen Hoover conseguiu surpreender-me e deixar-me tão presa ao livro que eu só pensava em voltar a pegar nele para ler mais. Queria que Lily finalmente conseguisse um final feliz. Queria que tudo resultasse. Queria ver o amor (ou o amor próprio) triunfar.
Em termos de romance, está presente durante todo o livro, mas acaba manchado pelas situações abusivas. As minhas partes favoritas foram descritas no diário de Lily, no qual ela escrevia sempre que estava em baixo ou tinha algum problema na sua adolescência. A relação que cria com Atlas tem tanto de adorável como de devastadora. Não cheguei a chorar, mas tive vontade várias vezes. Existem também algumas cenas picantes, com o carimbo de qualidade de Colleen Hoover. Porém, tendo em conta que esta senhora escreveu três dos meus livros favoritos, é difícil desiludir-me!
Sei que muitos consideram Isto Acaba Aqui um livro problemático. Honestamente, eu penso exatamente o contrário — mostra-nos exatamente onde e como é que a situação se torna problemática, e quando é que o limite deve ser traçado. No desenrolar de toda a situação abusiva, a personagem principal sabe perfeitamente que aquilo não está bem, e que ela não devia manter-se nessa situação. No entanto, também sabe que não quer fazê-lo ainda porque a verdade é que ama Ryle. E não quer perdê-lo. Por isso, fica. Até a situação se tornar tão grave que ela percebe que não dá mais. Que vai sempre acontecer e, provavelmente, escalar. E mesmo aí, ela chega a um ponto em que quase cede à tentação de voltar. Acho que a autora faz um trabalho excelente nesse aspeto, já que retrata a realidade de quem sofre em relações abusivas.
A amizade entre Alyssa e Lily foi uma das minhas partes favoritas do livro, já que Alyssa me fez lembrar a minha melhor amiga. Estão sempre na brincadeira, mas quando a situação é séria, estão lá sempre uma para a outra. Marshall também se inclui nesta amizade incrível, e eu adorei que uma personagem masculina fosse escrita desta forma! E acho que nem preciso de dizer nada sobre o nosso Atlas… estou MORTINHA para ler Isto Começa Aqui, a sequela deste livro que saiu este mês. Vou ler assim que puder 🥰
Não sei o que mais dizer sobre esta leitura incrível. Gostava apenas que todos (em especial, as mulheres) lessem este livro e conseguissem tirar algo da história de Lily e Ryle. Gostava que todos soubéssemos quando abandonar uma situação abusiva, e que não deixássemos que o nosso coração arranjasse desculpas para algo inaceitável. Infelizmente, sei que não é assim, mas anseio por mudança.
Para terminar, aqui ficam as tropes deste livro: second chance romance, childhood friends to lovers. Se não sabes o que isto significa, espreita o guia das tropes aqui! 🤪
Avaliação
Enredo - 100%
Ritmo - 100%
Personagens - 100%
Escrita - 100%
100%
Um romance pesado que trata temas importantíssimos. Recomendo que todos leiam, para que fiquem cientes de como funciona a violência doméstica. Incrível!
Obrigada por visitares o blog,
Até ao próximo post! ♡
*links de afiliado