

📍 Madeira, Portugal
Título: Vertigens
Autor: Valentina Silva Ferreira
Editora: Aurora
Ano de publicação: 2022
Páginas: 237
Comprar o livro: Wook & Bertrand*
A HISTÓRIA
Oti viaja até à Madeira para enterrar a sua mãe, Anita, que nasceu e cresceu na ilha. Lá, encontra-se com Ana Clara, uma grande amiga de Anita que é também a madrinha de Oti. Ela nunca percebeu porque é que as duas amigas deixaram de se dar anos depois de terem fugido juntas para Lisboa. Agora que a sua mãe faleceu e Ana Clara está debilitada devido à idade, Oti pede-lhe que conte como tudo aconteceu…
A OPINIÃO
Ao longo desta leitura, vemos Oti a ser transportada no tempo através das histórias que Ana Clara lhe conta sobre a sua mãe. Por vezes, usa cartas que trocaram, outras vezes relata ela o que aconteceu. A narrativa vai sendo interrompida com capítulos do “presente” (2044), nos quais Oti e Ana Clara discutem ou reagem ao que foi contado. Estas interrupções tornam a leitura mais interessante e impedem que se torne enfadonha. A forma como esta história foi contada faz lembrar outro livro, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, que também vai tendo a reação de quem está a ouvir a história entre capítulos, culminando numa revelação final chocante.
É um livro feminista, na medida em que explora temas como a violência contra mulheres, o seu papel na sociedade dos anos 70-80, e os ciclos de abuso que se criam em famílias com casamentos tóxicos ou abusivos. As personagens são mulheres fragilizadas que tiveram de encontrar a sua força e lutar contra os seus opressores, neste caso juntas. Porém, a autora mostra também um outro lado, o da competição entre mulheres. Ai porque a minha filha é muito talentosa! E a minha que casou com um professor e nunca vai precisar de trabalhar? Ah, mas a minha filha é muito casta e caseira, a esposa ideal! Isto acaba por refletir o vazio que era a vida de uma mãe nesta altura. Praticamente não tinham objetivos nenhuns sem ser tentar que os filhos tivessem a vida que elas imaginavam e desejavam.
Vertigens é uma leitura curta que nos transporta para a ilha da Madeira e nos deixa espreitar pelas janelas de Anita e Ana Clara, vendo tudo aquilo por que passaram. Recomendo a todos os leitores, mas em especial às leitoras!
Avaliação
Enredo - 80%
Ritmo - 85%
Personagens - 80%
Escrita - 90%
84%
Um romance nacional que trata temas como a liberdade, o papel da mulher na sociedade, e ciclos de abuso. Recomendo!
Obrigada por visitares o blog,
Até ao próximo post! ♡
*links de afiliado
Estou a ler neste momento, e a gostar bastante. 🙂
Confesso que não fazia ideia que a história do livro era essa… tenho mesmo de o ler. Excelente opinião 😉